O Brasil conquistou uma medalha de bronze no primeiro dia de disputa do Grand Prix de Qingdao, a última competição do circuito mundial de judô nesta temporada. Com apenas dois judocas em ação nesta sexta-feira, na China, a seleção brasileira conseguiu chegar ao pódio com Erika Miranda, que terminou em terceiro lugar na categoria até 52kg.
Para chegar ao pódio, Erika Miranda somou vitórias sobre a marroquina Hanane Kerroumi, a italiana Rosalba Forciniti e a francesa Priscilla Gneto. Mas a brasileira perdeu na semifinal para a mongol Bundmaa Munkhbaatar, que ocupa o terceiro lugar no ranking mundial da categoria e acabou conquistando a medalha de ouro em Qingdao.
Com a medalha de bronze em Qingdao, Erika Miranda soma pontos importantes no ranking mundial, no qual ela ocupa atualmente a sétima colocação, que irá definir os classificados para a Olimpíada de Londres, em 2012.
O outro judoca brasileiro que lutou nesta sexta-feira em Qingdao foi Felipe Kitadai, na categoria até 60kg. Mas ele perdeu logo na estreia, para o francês Issam Nour, e acabou sendo eliminado. Nesse peso, a medalha de ouro foi para o ucraniano Georgii Zantaraia.
Nas outras três categorias disputadas nesta sexta-feira, o Brasil não teve representantes. E os campeões foram o russo Alim Gadanov (até 66kg), a belga Charline Van Snick (até 48kg) e a sul-coreana Jan-Di Kim (até 57kg).
Neste sábado, lutam os brasileiros Camila Minakawa (até 63kg), Bruno Mendonça (até 73kg) e Flávio Canto (até 81kg). E no domingo, o Brasil ainda terá Tiago Camilo (até 90kg), Hugo Pessanha (até 90kg), Luciano Corrêa (até 100kg), Leonardo Leite (até 100kg), Rafael Silva (acima de 100kg) e Daniel Hernandes (acima de 100kg) no Grand Prix de Qingdao.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast