• Carregando...

O Atletiba já foi dos garotos. Não precisa ir muito longe para lembrar de clássicos que boa parte do brilho da partida dependia dos jogadores formados por Atlético e Coritiba. Atletas que cultivavam a rivalidade nas categorias de base, enfrentando o adversário desde a adolescência, sonhando um dia viver o que, amanhã, apenas quatro jogadores conseguirão. Do lado rubro-negro, Vinícius, Chico e Rhodolfo. Do Alviverde, apenas Pedro Ken.

Uma conta anormal se considerados os últimos confrontos entre Atlético e Coritiba e até invertida, quando se pensa na tradição das duas equipes. Afinal, foi do Coxa, mais recentemente, a característica de apostar em seus atletas dentro de campo na busca dos triunfos. E do Atlético, a característica de logo se desfazer dos talentos para equilibrar o caixa.

Curiosamente, no jogo desse domingo, os perfis foram mudados quase na força. O Coritiba bem que quis, mas não conseguiu segurar os seus valores. Keirrison e Henrique ainda renderam algo ao clube, mas ainda dói a lembrança das saídas de Marlos, Rodrigo Mancha e Leandro Silva, de graça, sem nenhum retorno ao clube do Alto da Glória.

Já o Atlético, pelo contrário, bem que tentou – chegou a afirmar que necessitaria vender atletas, mas simplesmente não conseguiu negociá-los. "Nos dois últimos anos o Atlético não tem vendido muitos jogadores. Não sei se não tem vindo propostas ou se as propostas não estão agradando", comenta o zagueiro atleticano Rhodolfo, pretendido no ano passado pelo Lokomotiv, da Rússia, e neste ano pelo Dínamo de Kiev, da Ucrânia.

Se fora de campo a mudança de perfil é clara, os garotos acreditam que dentro dele nada de verá mudar. Afinal, bastam poucos instantes dentro do gramado, sobre o apupo ou incentivo da torcida, para se entender o que significa o clássico.

"O jogador da base tem identificação maior, vive o clássico de forma diferente, mas isso não determina quem vencerá, pois todos entram no clima muito rápido", diz Pedro Ken. "Clássico em todo país tem, e não tem jogador que não tenha jogado e não saiba o que é um duelo regional como esse". (MR e RL)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]