A ala Amaya Valdemoro, da Espanha, mostrou, nesta segunda-feira, o porquê de ser considerada uma das melhores jogadoras de basquete do mundo. Com uma atuação inspiradíssima, acertando arremessos de todos os cantos da quadra e marcando 39 pontos, a jogadora liderou a Espanha à vitória sobre a Lituânia, por 75 a 55 (33 a 32 no primeiro tempo), garantindo o segundo lugar do grupo E nas quartas-de-final do Mundial do Brasil.
Atuando ofensivamente desde o começo, a Espanha contou com a sua melhor jogadora para manter-se próxima à Lituânia durante todo a primeira metade do jogo. Com 15 dos 33 pontos espanhóis marcados nos 20 minutos iniciais, Valdemoro conseguiu passar pela marcação das fortes pivôs lituanas, deixando a quadra aplaudida pelo público faltando menos de dois minutos para o fim da partida.
Só para se ter uma idéia da disparidade de categoria de Valdemoro para suas colegas, a segunda maior cestinha da Espanha no jogo foi a ala/pivô Montañana, com 11 pontos.
Na segunda etapa, Valdemoro seguiu destacando-se. Com 13 pontos marcados no terceiro quarto, a ala comandou a atuação de sua equipe. Já a Lituânia, que atuou desfalcada da pivô Egle Sulciute, com uma torção no tornozelo esquerdo, tentou se valer das bolas de três pontos e do seu forte jogo de garrafão para igualar a partida, o que não aconteceu. O destaque do time, Diana Razmaite, marcou 15 pontos no jogo, número insuficiente para conter as espanholas, que vibraram muito ao fim da disputa.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast