Soldado é abraçado após ampliar para a Fúria, que venceu com tranquilidade| Foto: Reuters
Bola passa pela barreira e viaja até o gol espanhol
CARREGANDO :)

Atual campeã do mundo, a Espanha estreou com vitória na Copa das Confederações 2013. A Fúria foi superior durante a maioria do jogo e passou pelo Uruguai por 2 a 1, com gols de Pedro e Soldado. Suárez, de falta, descontou para os sul-americanos no fim do jogo. A partida, disputada na Arena Pernambuco, em Recife, abriu o Grupo B da competição.

SLIDESHOW: Veja imagens da partida em Recife

Publicidade

O resultado deixou os espanhóis na ponta do grupo, que também conta com Taiti e Nigéria - que estreiam nesta segunda, às 16h, em Belo Horizonte, fechando a primeira rodada do torneio.

Espanha e Uruguai voltam a campo na próxima quinta-feira (20). A Fúria encara o Taiti no Maracanã, às 16h. Já a Celeste enfrenta a Nigéria às 19h, na Fonte Nova, em Salvador.

O jogo

A Espanha impôs o ritmo da partida desde o apito inicial. A Fúria controlou o jogo com sua característica troca de passes no meio do campo, totalizando 77% de domínio de bola. Por consequência, teve um aproveitamento maior, criando mais oportunidades de chegar ao gol adversário, que, em a bola, cansava em dobro minuto pós minuto.

Em contrapartida, o Uruguai cedeu à pressão do time de Vicente Del Bosque, sem encontrar espaço para criar e atacar.O resultado dessa forte postura ofensiva espanhola surtiu efeito aos 20 minutos da primeira etapa. Após cobrança de escanteio de Xavi, a defesa do Uruguai conseguiu desviar a bola, porém ela acabou nos pés de Pedro Rodríguez, que aproveitou para chutar forte e fazer o primeiro gol do Grupo B.

Publicidade

A desvantagem desequilibrou ainda mais o esquema de jogo do time uruguaio, que passou a abusar das faltas para reduzir a movimentação do adversário. Enquanto isso, Espanha seguiu controlando o jogo, se valendo de sua maior posse de bola.

Aos 32 minutos, após um contra-ataque organizado por Fábregas e Iniesta, a bola chegou em Roberto Soldado, que sozinho, na frente do gol, não desperdiçou a oportunidade de ampliar a vantagem. Até o intervalo, os espanhóis ainda tiveram oportunidades de selar o resultado, mas faltou acertar o é na finalização.

No segundo tempo, o cenário do confronto pouco mudou. O Uruguai, que se viu retraído ao longo da etapa inicial, se espalhou mais em campo, o que permitiu melhorar a movimentação e criar mais. A Espanha diminuiu o ritmo, mas permaneceu com o controle do jogo. E apesar das boas chances, o terceiro gol não saiu. A Celeste, que passou a ousar mais, se viu próxima do gol de Casillas. E depois de várias tentativas, Suárez, aos 43 minutos, em uma cobrança de falta certeira, conseguiu fazer o gol de honra uruguaio. Com o triunfo, a Espanha manteve sua invencibilidade sobre o Uruguai em jogos oficiais.