Equipe espanhola comemora vitória sobre a Rússia e já garante ao menos a prata| Foto: Sergio Perez/Reuters

Nesta sexta-feira (10) a Espanha classificou-se para a final do basquete masculino após vencer a Rússia por 67 a 59. Os espanhóis encaram, agora, os Estados Unidos, que venceram a Argentina, na decisão da medalha de ouro. Os espanhóis possuem duas pratas – em Los Angeles e em Pequim.

CARREGANDO :)

A Rússia começou dominando a partida em um primeiro quarto fraco por parte das duas equipes, com muitos erros. Nervosas, as duas seleções demoraram para encaixar as cestas (a primeira de três pontos veio apenas com cinco minutos) e a Rússia conseguiu fechar o quarto em 12 a 9 após um bom arremesso de três pontos de Vitaly Fridzon.

Com a intenção de manter a vantagem, os russos continuaram em um ritmo forte no segundo quarto, mantendo a marcação por zona. Sem espaços, a Espanha não conseguiu deslanchar e saiu de quadra perdendo de 31 a 20.

Publicidade

A reação espanhola veio com os bons chutes de Rudy Fernandez no começo do terceiro quarto e a boa atuação do pivô Pau Gasol. Embalada, a Espanha parou de errar e, após um bom arremesso de José Calderón nos últimos segundos, empatou o jogo em 46 a 46.

Perdida em quadra, a equipe russa não conseguiu reagir e viu os espanhóis dispararem no placar, com vários arremessos de três pontos de Calderón e o ataque preciso de Gasol (o cestinha da partida com 16 pontos), que confirmaram a vitória espanhola por 67 a 59.