Atual campeã, a Espanha está novamente na decisão da Eurocopa, em busca do tri. Depois do empate em 0 a 0 na tarde desta quarta-feira (27), a Fúria se classificou nos pênaltis diante de Portugal, vencendo por 4 a 2, em Donetsk, na Ucrânia.
Portugal (2) 0 x 0 (4) Espanha
O jogo foi bastante truncado no tempo normal com as duas equipes marcando forte. Na prorrogação a Espanha partiu para cima e teve boas chances de abrir o placar.
Nas cobranças de pênaltis, Xabi Alonso errou pelo lado espanhol, e João Moutinho e o zagueiro Bruno Alves erraram pela seleção portuguesa.
Agora a Espanha espera o vencedor do confronto entre Alemanha e a Itália , que se enfrentam nesta quinta-feira (28), às 15h45, em Varsóvia, na Polônia. A final acontece domingo (1.º) no mesmo horário, em Kiev, na Ucrânia.
O jogoO jogo começou bastante truncado com poucos chutes a gol. As duas equipes começaram a partida marcando forte no meio de campo. A seleção portuguesa adiantou a marcação dificultando o toque de bola espanhol. Os atuais campeões do mundo e da Euro pareciam nervosos e começaram a errar passes, o que não é normal.
Se pelo meio estava difícil sair tocando a bola, a saída foi descer pelas laterais. A Espanha descia bem pela esquerda com o meia Iniesta, já os portugueses respondiam com o atacante Cristiano Ronaldo também pela esquerda.
Aos 9 Iniesta fez uma boa jogada pela esquerda, rolou para Negredo, o atacante não conseguiu dominar e a bola sobrou açucarada para Arbeloa, que mandou por cima do gol.
Os portugueses responderam logo em seguida com Cristiano Ronaldo. O atacante arrancou rápido pela esquerda e levantou na área, mas Casillas fez boa defesa.
Aos 20 o time espanhol conseguiu acertar o toque de bola no campo de ataque e chegou novamente com perigo com Iniesta. Ele recebeu na entrada da área e bateu no ângulo esquerdo de Rui Patrício que só olhou a bola passar raspando a trave. Portugal respondeu na sequência de novo com Cristiano Ronaldo após uma saída errada da defesa espanhola
Na segunda etapa a Espanha continuou tocando a bola, tentando impor seu ritmo de jogo. Os portugueses continuaram marcando forte no seu campo de defesa saindo com velocidade para o contra-ataque com Cristiano Ronaldo pelas laterais. O final do jogo ficou pegado com as duas equipes cometendo bastante faltas.
O primeiro tempo da prorrogação começou com as duas equipes recuadas evitando se expor ao contra-ataque. O primeiro tempo não teve muita emoção. A única chance de gol foi com Iniesta. O camisa 6 recebeu na entrada da grande área e bateu firme, mas Rui Patício fez uma grande defesa.
O segundo tempo da prorrogação a Espanha foi melhor, pressionando Portugal que, não chegou ao ataque.
Com o 0 a 0 no placar a partida foi para as cobranças de pênaltis. Xavi Alonso errou para a Espanha. Iniesta, Piqué, Sergio Ramos e Fàbregas guardaram. Do lado de Portugal, João Moutinho e Bruno Alves perderam. Pepe e Nani converteram. Com a vitória a Espanha vai para a segunda final concecutiva da Eurocopa, em busca do tricampeonato.