A Espanha conquistou pela primeira vez o título do Mundial de basquete ontem ao atropelar a Grécia por 70 a 47 na final da competição, na cidade japonesa de Saitama.
O time ibérico disputou a final sem o pivô Pau Gasol, astro da equipe e jogador da NBA, que sofreu uma fratura no pé esquerdo durante a semifinal contra a Argentina (75 a 74). O jogador do Memphis Grizzlies, maior cestinha (21,3 pontos por partida) e reboteiro (9,4) da seleção, foi escolhido o melhor jogador do torneio.
O técnico "Pepu" Hernández escalou Felipe Reyes no lugar de Gasol e o pivô reserva marcou dez pontos no primeiro tempo. Em um segundo quarto espetacular, com parcial de 25 a 11, os espanhóis fecharam o primeiro tempo com vantagem de 20 pontos (43 a 23).
Jorge Garbajosa e Juan Carlos Navarro lideraram a seleção com 20 pontos cada. Na Grécia, o cestinha foi Mihalis Kakiouzis, com 17 pontos.
Os gregos, campeões europeus, que eliminaram os Estados Unidos na semifinal, se viram impotentes diante de uma grande defesa e tiveram uma atuação irreconhecível na decisão.
Os jogadores espanhóis começaram a se abraçar no banco a dois minutos do fim do jogo, graças à grande vantagem que tinham no placar. Todos dedicaram a conquista a Gasol, que foi carregado ao centro da quadra ao fim da partida para comemorar com os companheiros.
Depois de seis finais perdidas, a Espanha conquistou seu primeiro título internacional. A Espanha se soma a Estados Unidos, Iugoslávia, União Soviética, Argentina e Brasil no seleto clube dos campeões mundiais de basquete.
Até o momento, o melhor resultado da Espanha em uma grande competição era a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-1984. Em Mundiais era o quarto lugar em 1982.
Com a vitória a Espanha também já garantiu sua vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008.
No sábado, na disputa do terceiro lugar, a seleção norte-americana derrotou a Argentina por 96 a 81 e assegurou a medalha de bronze. Com isso, os Estados Unidos repetiram o desempenho do Jogos Olímpicos de Atenas-04, quando terminaram na terceira colocação.
Os argentinos ficam fora do pódio. Atual campeões olímpicos, os sul-americanos haviam terminado em segundo lugar no último Mundial da categoria, disputado em Indianápolis, em 2002.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião