• Carregando...

A Espanha conquistou pela primeira vez o título do Mundial de basquete ontem ao atropelar a Grécia por 70 a 47 na final da competição, na cidade japonesa de Saitama.

O time ibérico disputou a final sem o pivô Pau Gasol, astro da equipe e jogador da NBA, que sofreu uma fratura no pé esquerdo durante a semifinal contra a Argentina (75 a 74). O jogador do Memphis Grizzlies, maior cestinha (21,3 pontos por partida) e reboteiro (9,4) da seleção, foi escolhido o melhor jogador do torneio.

O técnico "Pepu" Hernández escalou Felipe Reyes no lugar de Gasol e o pivô reserva marcou dez pontos no primeiro tempo. Em um segundo quarto espetacular, com parcial de 25 a 11, os espanhóis fecharam o primeiro tempo com vantagem de 20 pontos (43 a 23).

Jorge Garbajosa e Juan Carlos Navarro lideraram a seleção com 20 pontos cada. Na Grécia, o cestinha foi Mihalis Kakiouzis, com 17 pontos.

Os gregos, campeões europeus, que eliminaram os Estados Unidos na semifinal, se viram impotentes diante de uma grande defesa e tiveram uma atuação irreconhecível na decisão.

Os jogadores espanhóis começaram a se abraçar no banco a dois minutos do fim do jogo, graças à grande vantagem que tinham no placar. Todos dedicaram a conquista a Gasol, que foi carregado ao centro da quadra ao fim da partida para comemorar com os companheiros.

Depois de seis finais perdidas, a Espanha conquistou seu primeiro título internacional. A Espanha se soma a Estados Unidos, Iugoslávia, União Soviética, Argentina e Brasil no seleto clube dos campeões mundiais de basquete.

Até o momento, o melhor resultado da Espanha em uma grande competição era a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-1984. Em Mundiais era o quarto lugar em 1982.

Com a vitória a Espanha também já garantiu sua vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

No sábado, na disputa do terceiro lugar, a seleção norte-americana derrotou a Argentina por 96 a 81 e assegurou a medalha de bronze. Com isso, os Estados Unidos repetiram o desempenho do Jogos Olímpicos de Atenas-04, quando terminaram na terceira colocação.

Os argentinos ficam fora do pódio. Atual campeões olímpicos, os sul-americanos haviam terminado em segundo lugar no último Mundial da categoria, disputado em Indianápolis, em 2002.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]