Rafael Benítez não é mais técnico do Liverpool. O clube inglês anunciou nesta quinta-feira em seu site oficial a demissão do espanhol, que estava no cargo há seis anos.
O treinador não resistiu à má campanha de sua equipe neste ano - foi eliminada nas semifinais da Liga Europa e terminou o Campeonato Inglês apenas na sétima colocação, estando fora, portanto, da disputa dos torneios europeus da próxima temporada.
"Rafa será sempre parte do folclore do Liverpool após nos trazer a Liga dos Campeões na épica final em Istambul (em 2005, contra o Milan), mas depois de uma temporada desapontadora as duas partes sentiram que a saída seria o melhor a ser feito", disse o diretor do clube, Martin Broughton.
"Guardarei para sempre no meu coração os bons momentos que eu tive aqui e o apoio leal e forte dos torcedores nos momentos ruins. Não tenho palavras suficientes para agradecer todos esses anos e tenho muito orgulho em dizer que fui técnico do Liverpool", disse, por sua vez, Benítez.
Nos seis anos em que dirigiu os "Reds", o treinador espanhol conquistou a Liga dos Campeões (2005), uma Copa da Inglaterra (2006) e uma Supercopa Europeia (2005).
"Rafa" Benítez é cotado para substituir José Mourinho, que acertou com o Real Madrid, no comando da Inter de Milão.