Veja a entrevista do engenheiro Djalma Rocha ao Bom Dia Paraná
O Sindicato de Arquitetura e da Engenharia do Paraná (Sinaenco) promove, nesta quinta-feira (5), o encontro "Desafios de Paraná para sediar a Copa de 2014". O evento será realizado no auditório do Sinduscon-PR e contará com a presença de autoridades públicas, empresários, arquitetos e engenheiros, que debaterão questões como mobilidade urbana, a adequação da arena aos encargos da Fifa e a infra-estrutura turística.
Dentre os assuntos debatidos no encontro está a questão da melhoria do transporte coletivo de Curitiba e região.
"O caderno de encargos da FIFA faz uma série de exigências, entre elas, que o estádio que será escolhido como sede, ele tenha um corredor de transporte de massa ele seja relativamente próximo, a menos de 1.500 metros do estádio. No caso, hoje ele já existe, mas ele atende parcialmente. A expectativa que todos têm em Curitiba é que esse sistema possa ser a aprimorado, talvez com a implantação do metrô", disse o Engenheiro Civil, Djalma Rocha, em entrevista ao Bom Dia Paraná, da RPC-TV.
Segundo ele, há a preocupação com o acesso do aeroporto ao Centro de Curitiba. "Espera-se uma demanda de torcedores e turistas bastante relevantes, a rede hoteleira precisa ser reforçada. O acesso do aeroporto Afonso Pena ao Centro precisa ser revista. Avenida das Torres apresenta fortes congestionamentos em certos momentos", explicou.
O Comitê Paranaense para Assuntos da Copa do Mundo, formado pelos poderes públicos, demonstrou estar ciente do problema na via de acesso do aeroporto, em São José dos Pinhais, ao Centro da capital paranaense. Para solucionar o problema, existe a intenção de prolongar a Marechal Floriano do Centro até a região do aeroporto.
Rocha acredita, que apesar destas questões pontuais a serem melhoradas, Curitiba está a frente das concorrentes para ser escolhida um das subsedes brasileiras para o Mundial de 2014. "Curitiba é uma das cidades brasileiras mais bem preparadas e acredito quem tem condições de ser eleita como uma das sedes", concluiu o engenheiro.
A decisão do Comitê Executivo da Fifa, das 12 cidades escolhidas para receber jogos da Copa do Mundo, será anunciada por Joseph Blatter, presidente da entidade, no dia 20 de março.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares