Jogando com três volantes Júnior Urso, Serginho e Everton Garroni , a expectativa era de o Paraná apenas se defender contra o Goiás. Mas mostrou uma surpreendente ofensividade. A forte marcação foi o primeiro passo para os ataques, com a recuperação rápida da bola. A diferença para hoje é a entrada de Lima, lateral-esquerdo de ofício, no lugar do improvisado zagueiro Luciano Castán. Mas a orientação é para ele não avançar muito.
A contratação de Roberto Fonseca reforçou a intenção da diretoria paranista em montar um time especialista em Série B capaz colocar o Tricolor em condições de buscar uma vaga na elite do ano que vem. A tática do técnico confirma a tese.
Com três volantes de contenção entre os titulares, hoje, diante do Náutico, às 16h20, no Aflitos, o treinador espera que a forte marcação possa render pontos preciosos ao Tricolor longe da Vila.
Aos 31 anos e com 1,92 m, o experiente Cris é o retrato fiel desse time pegador que está sendo moldado por Fonseca. "Não chego a ser um xerifão, mas sou um cara que consegue comandar o pessoal", definiu-se o zagueiro, quando desembarcou na Vila Capanema para a disputa da Segundona.
"Eu mantive o Cris como capitão [herdou a tarja de Luiz Camargo, que ainda não jogou no Brasileiro porque está lesionado] e ele está vestindo realmente a braçadeira", elogiou o comandante.
O "jeito Cris" de atuar respinga no restante do elenco. Dos 11 titulares diante do Timbu, quatro defenderam equipes do interior paulista no primeiro semestre. Times com características semelhantes às dos atuais concorrentes do Paraná.
A forte marcação e as jogadas ensaiadas foram os trunfos de Oeste (ex-clube de Cris), campeão do interior paulista, e do Ituano (ex-equipe de Júnior Urso e Jefferson Maranhão). "A bola parada é importante e você tem de saber explorar. Temos de aproveitar os pontos positivos da equipe e trabalhá-los", salientou o treinador.
No Aflitos, que deve estar tomado por torcedores do Timbu o clube pernambucano fez promoção de 8 mil ingressos a R$10 , o Tricolor entrará em campo com altura média de 1,82 m (estatura é outra marca da equipe talhada à Segundona). O time grandalhão ganharia um centímetro com a presença Luciano Castán, considerado titular por Fonseca, mas que não joga por causa da suspensão. Lima entra no lugar, na lateral esquerda.
Ao vivo
Náutico x Paraná, 16h20, na Rádio 98 (FM 98,9) e no tempo real da Gazeta do Povo.
Deixe sua opinião