• Carregando...
O zagueiro Cris é “modelo” para o novo padrão paranista: eficiente na marcação e com boa estatura (1,92 m) para aproveitar as bolas altas | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
O zagueiro Cris é “modelo” para o novo padrão paranista: eficiente na marcação e com boa estatura (1,92 m) para aproveitar as bolas altas| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Jogando com três volantes – Júnior Urso, Serginho e Everton Garroni –, a expectativa era de o Paraná apenas se defender contra o Goiás. Mas mostrou uma surpreen­­dente ofensividade. A forte marcação foi o primeiro pas­­so para os ataques, com a recuperação rápida da bola. A diferença para hoje é a entrada de Lima, lateral-esquerdo de ofício, no lugar do improvisado zagueiro Luciano Castán. Mas a orientação é para ele não avançar muito.

A contratação de Roberto Fonseca reforçou a intenção da diretoria pa­­ranista em montar um time es­­pecialista em Série B – capaz colocar o Tricolor em condições de buscar uma vaga na elite do ano que vem. A tática do técnico confirma a tese.

Com três volantes de contenção en­­­­tre os titulares, hoje, diante do Náutico, às 16h20, no Aflitos, o treinador espera que a forte marcação possa render pontos preciosos ao Tricolor longe da Vila.

Aos 31 anos e com 1,92 m, o ex­­periente Cris é o retrato fiel desse time ‘pegador’ que está sendo moldado por Fonseca. "Não chego a ser um xerifão, mas sou um cara que consegue comandar o pessoal", de­­finiu-se o zagueiro, quando de­­sembarcou na Vila Capanema para a disputa da Segundona.

"Eu mantive o Cris como capitão [herdou a tarja de Luiz Camargo, que ainda não jogou no Brasileiro porque está lesionado] e ele está vestindo realmente a braçadeira", elogiou o comandante.

O "jeito Cris" de atuar respin­­ga no restante do elenco. Dos 11 titulares diante do Timbu, quatro defenderam equipes do interior paulista no primeiro semestre. Times com características semelhantes às dos atuais concorrentes do Paraná.

A forte marcação e as jogadas ensaiadas foram os trunfos de Oeste (ex-clube de Cris), campeão do interior paulista, e do Ituano (ex-equipe de Júnior Urso e Jef­­ferson Maranhão). "A bola parada é importante e você tem de saber explorar. Temos de aproveitar os pontos positivos da equipe e trabalhá-los", salientou o treinador.

No Aflitos, que deve estar to­­mado por torcedores do Timbu – o clube pernambucano fez promoção de 8 mil ingressos a R$10 –, o Tricolor entrará em campo com altura média de 1,82 m (estatura é outra marca da equipe talhada à Segun­dona). O time grandalhão ganharia um centímetro com a presença Luciano Castán, considerado titular por Fonseca, mas que não joga por causa da suspensão. Lima entra no lugar, na lateral esquerda.

Ao vivo

Náutico x Paraná, 16h20, na Rádio 98 (FM 98,9) e no tempo real da Gazeta do Povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]