O técnico Marcelo Oliveira já tem programa marcado para a noite de hoje, um sábado sem concentração, coisa rara na rotina de um profissional de futebol com mais de 30 anos de carreira: vai assistir, em casa, ao jogo Brasiliense x Duque de Caxias. O time fluminense é o próximo adversário do Tricolor, terça às 19h30, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O Jacaré, um dos primeiros depois da parada para a Copa do Mundo.

CARREGANDO :)

"Vamos assistir ao jogo com atenção e assim colher informação sobre estes adversários", explica. "No futebol, não se entra em campo sem saber das qualidades, dos pontos vulneráveis do adversário". Para Oliveira, qualquer detalhe pode fazer a diferença em um campeonato equilibrado. "O técnico tem de ficar atento a tudo e tentar tirar proveito. Informação por si só não ganha jogo, mas pode ajudar bastante durante ele", disse.

Oliveira espera tirar proveito do desgaste do Duque de Caxias, que precisou viajar até Brasília enquanto o Tricolor realizou trabalhos preponderantemente táticos e de recuperação física. "Pelo menos no aspecto físico, precisamos nos impor", determina.

Publicidade

A tabela da Série B comporta intervalos de semanas inteiras entre um jogo e outro. Algo também raro no futebol brasileiro e comemorado pela comissão técnica paranista. O treinador disse que vai aproveitar a oportunidade para tentar aprimorar uma jogada que se desenhou até certo ponto na vitória contra o Santo André, faltando apenas o toque final. Jogada que para Oliveira pode se transformar na principal arma da equipe para a conquista do acesso. "Ficou bem claro que precisamos acertar a saída quando recuperamos a posse de bola para encaixar o contra-ataque, o que, para o nosso estilo de jogo, é fundamental".