
O boxe brasileiro garantiu na tarde desta segunda-feira (6) a sua segunda medalha nos Jogos de Londres. O capixaba Esquiva Falcão Florentino, 22 anos, derrotou o húngaro Zoltan Harcsa por 14 a 10 e avançou à semifinal do torneio olímpico. Como não há disputa de terceiro lugar na modalidade, o atleta da categoria média (até 75 kg) será no mínimo medalha de bronze. Além de Esquiva, a baiana Adriana Araújo já se credenciou ao pódio.
Na semifinal, marcada para a próxima sexta-feira (10), o brasileiro enfrentará o britânico Anthony Ogogo, que derrotou o alemão Stefan Hartel, por 15 a 10, também nesta segunda. "Agora estou focado no ouro. Vou fazer de tudo pra buscar essa medalha", disse o boxeador brasileiro.
Esquiva ainda afirmou a estratégia dele era priorizar os golpes logo no primeiro round. "De dez lutas, nove foram vencidas no primeiro round na Olimpíada. Então me planejei para isso: começar forte para abrir uma boa vantagem e manter o ritmo", contou. "A luta foi muito boa. Há quatro dias nos preparamos o Esquiva para enfrentar o adversário e ele responde muito bem", emendou o técnico João Barros.
A luta
No primeiro round, Esquiva comandou o duelo desde o início, abusando da agressividade e explorando os ganchos. Canhoto, o brasileiro confundia o rival com golpes rápidos e quase não abriu brechas defensivas.
O combate foi mais equilibrado no segundo asssalto. Mesmo assim, o atleta do Espírito Santo levou vantagem na contagem dos juízes e marcou 5 a 4, abrindo boa diferença para o round decisivo.
A agressividade do brasileiro voltou a aparecer no terceiro round. Com ataques precisos, ele conseguiu derrubar o adversário quando faltava cerca de um minuto para o término da luta. O juiz, entretanto, não chegou a abrir contagem. Nem mesmo a contestável derrota no round, por 4 a 3, tirou o sorriso do rosto de Esquiva, que agora está a uma vitória da disputa do ouro.
Campanha
Na última quinta-feira (2), Esquiva estreou com vitória sobre Soltan Migitinov, do Azerbaijão, por 24 a 11. O capixaba liderou durante os três assaltos e não foi ameaçado em nenhum momento. Yamaguchi Falcão Florentino, irmão mais velho de Esquiva, luta nesta quarta-feira (8), às 18h30, contra o cubano Julio La Cruz Peraza, pelas quartas de final da categoria meio-pesado (até 81 kg).
Decisão do STF para livrar Palocci desfaz conquistas da Lava Jato e abre caminho para impunidade
Cid relata pressão para delatar e acusa Moraes de ter narrativa pronta; acompanhe o Entrelinhas
As fragilidades da denúncia contra Bolsonaro
Lula suspende Plano Safra por falta de recursos e atraso no Orçamento
Deixe sua opinião