A Federação Mexicana de Futebol disse na quarta-feira que os torcedores poderão voltar aos estádios para a última rodada do torneio Clausura (segundo turno), depois de um fim de semana de jogos com portões fechados, por causa da epidemia de gripe que matou 42 pessoas no país.
A Femexfut (federação local) fez o anúncio depois que um comitê de especialistas convocado pelo governo da capital reduziu seu nível de alerta de laranja para amarelo.
"Podemos informar que a 17ª rodada será jogada com portões abertos. É um reflexo de que a contingência baixou um nível. O que resta é continuar trabalhando e respeitar as recomendações que estabeleça a Secretaria da Saúde", disse a jornalistas Decio de Maria, secretário-geral da federação.
De acordo com ele, o ministro da Saúde, José Angel Córdova, fará na quinta-feira uma série de recomendações para as pessoas que forem aos estádios.
O México ainda não conseguiu controlar o surto da gripe H1N1, mas o ritmo do contágio diminuiu, e o país vai gradualmente voltando à vida normal. Alguns comércios, sítios arqueológicos e órgãos públicos já reabriram, e as aulas devem ser retomadas em breve.
Escolas, restaurantes, cinemas, bares, discotecas, empresas, museus e até igrejas fecharam as portas na semana passada para tentar conter a epidemia, e o governo orientou a população a evitar sair de casa.
Devido ao surto, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) adiou na sexta-feira por uma semana as partidas das oitavas-de-final da Libertadores que seriam disputadas no México -- San Luis x Nacional (URU) e Guadalajara x São Paulo.
Além disso, a Concacaf (confederação da América do Norte, Central e Caribe) cancelou as últimas partidas do campeonato sub-17 em Tijuana antes da etapa das semifinais. Costa Rica, Honduras, México e EUA já haviam assegurado sua ida ao mundial da categoria, na Nigéria.
Também foi adiada a partida de volta da final da Liga dos Campeões, entre Cruz Azul e Atlante, no dia 12. Um campeonato de futebol de areia foi suspenso indefinidamente.
"Enviamos notificação à Concacaf e à Conmebol e estamos à espera da confirmação da Concacaf para a realização da final da Liga dos Campeões, assim como da determinação da Conmebol para as partidas das oitavas-de-final (da Libertadores)", acrescentou De Maria.
Investida da PF desarticula mobilização pela anistia, mas direita promete manter o debate
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Como a PF construiu o relatório do indiciamento de Bolsonaro; ouça o podcast
Bolsonaro sobre demora para anúncio de cortes: “A próxima semana não chega nunca”