Com estrelas do Pan, a seleção brasileira de atletismo participa do 11º Campeonato Mundial da modalidade, que começa nesta sexta-feira, em Osaka, no Japão, e vai até o dia 2 de setembro. Liderados pelos medalhistas dos Jogos do Rio Jadel Gregório, Maurren Maggi, Keila Costa e Fabiana Murer, o Brasil espera conquistar seu melhor desempenho na maior competição do esporte.
A edição deste ano do Mundial de Atletismo será a maior da história, com recordes de atletas (1.981) e países (203) participantes. O Brasil estará presente com 43 atletas (21 homens e 22 mulheres). Desses 43, 39 estavam na equipe do Pan do Rio.
A prova que abre a competição será a maratona masculina. Como no Japão são 12 horas a mais do que a hora oficial do Brasil, a largada está prevista para acontecer às 19h (horário de Brasília) desta sexta-feira ou às 7h de sábado, horário do Japão.
O grupo do Brasil, que está no Japão desde o dia 14, aproveitou para fazer um camping de aclimatação na cidade de Kobe, próximo a Osaka.
Promessas de medalha para o Brasil
Jadel Gregório, no salto triplo, Maurren Maggi e Keila Costa, no salto em distância são algumas esperanças de medalhas para o Brasil. Com as duas melhores marcas do ano (17,90m e 17,70m) e a ausência do campeão olímpico Christian Olsson, Jadel é o favorito ao ouro no salto triplo.
No salto em distância feminino, Maurren e Keila, ouro e prata no Pan, também têm chances de medalha. Maurren tem o sétimo melhor salto do ano com 6,94m. Já Keila, aparece com 15ª melhor marca (6,88m).
Brasil na história do Mundial
O Brasil fez finalistas em todas as edições do campeonato. Foram nove medalhas conquistadas: sete em provas individuais e duas em revezamentos.
Claudinei Quirino (na foto) é o brasileiro com mais medalhas na história dos Mundiais. Ele conquistou bronze nos 200m em Atenas 1997 e prata em Sevilha 1999. Ainda em Sevilha, ele ganhou também bronze no 4x100m, junto com André Domingos, Édson Luciano e Raphael de Oliveira.
No último Mundial, Helsinque 2005, o Brasil não ganhou nenhuma medalha.
Deixe sua opinião