Um estudo feito pela Universidade de Navarra, na Espanha, aponta Ronaldinho Gaúcho como o "rei midiático" do futebol europeu. De acordo com os pesquisadores, o valor do camisa 10 do Barcelona é de 17,5 pontos, seguido por Ronaldo (15,2) e Rooney (14,2).
O trabalho analisou a relação entre o impacto social de um jogador com os ingressos econômicos que o futebol gera como negócio. A conclusão do estudo é que existe uma relação altíssima entre o valor midiático do atleta e o lucro que ele tem em publicidade, assim como o valor midiático dos clubes e as vendas de entradas, os direitos de televisão e o comércio de produtos licenciados.
Os pesquisadores da Universidade de Navarra revelam que Ronaldinho começou a temporada em terceiro lugar no ranking, mas que hoje o craque tem um valor midiático 17,5 vezes maior que a média dos 900 jogadores da Liga dos Campeões.
O Real Madrid é o clube com maior valor (84,2) e o Barcelona aparece em segundo (72.5). O estudo enfatiza a briga entre os dois espanhóis para o status de "maior clube do mundo".
- Neste momento, o Real tem mais notoriedade (notícias geradas) no mercado de língua inglesa ("efeito Beckham") e língua francesa ("efeito Zidane"), enquanto o Barça domina nas zonas de língua espanhola, que é a área mais importante para os dois times (mais de 50 mil notícias por ano para cada equipe), assim como nas zonas alemã e italiana - diz a pesquisa.
PT abraça PEC pelo fim da escala de trabalho 6×1 para tentar salvar popularidade de Lula
PGR faz acordo com Janones e mostra que a corrupção compensa
Sem visto americano? Um guia de viagem para Alexandre de Moraes no Maranhão
Deputados do PT querem forçar todas as escolas a matricular qualquer tipo de aluno