Um estudo encomendado pela Fifa aponta que 72% dos sul-africanos estão interessados no futebol e que 91% dos cidadãos do país consideram esse esporte "unificador". Assim divulgou a Fifa em seu relatório de atividades 2008-2009, que foi tornado público durante a disputa da Copa das Confederações na África do Sul, país que receberá a Copa do Mundo em 2010.
A pesquisa é sobre um país em que o futebol divide com o rugby e o críquete a condição de esporte nacional. Em geral, a população branca de origem africana é especialmente interessada no rugby, enquanto os brancos de origem britânica acompanham mais o críquete. Os cidadãos negros, que representam 85% da população do país, preferem futebol, que também é o esporte mais popular no resto da África.
As diferenças entre o interesse da torcida local por cada um desses esportes diminuiu ligeiramente nos últimos tempos, especialmente após a chegada da democracia no país, há 15 anos. A Fifa também assinala que o estudo conclui que 53% das pessoas procuradas em 15 países se mostraram interessadas pela Copa do Mundo.
Segundo outras pesquisas realizadas sobre futebol, a África do Sul é um dos países com uma porcentagem maior de interesse pelo futebol entre as mulheres, com números que beiram 62% da população.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião