Um estudo encomendado pela Fifa aponta que 72% dos sul-africanos estão interessados no futebol e que 91% dos cidadãos do país consideram esse esporte "unificador". Assim divulgou a Fifa em seu relatório de atividades 2008-2009, que foi tornado público durante a disputa da Copa das Confederações na África do Sul, país que receberá a Copa do Mundo em 2010.
A pesquisa é sobre um país em que o futebol divide com o rugby e o críquete a condição de esporte nacional. Em geral, a população branca de origem africana é especialmente interessada no rugby, enquanto os brancos de origem britânica acompanham mais o críquete. Os cidadãos negros, que representam 85% da população do país, preferem futebol, que também é o esporte mais popular no resto da África.
As diferenças entre o interesse da torcida local por cada um desses esportes diminuiu ligeiramente nos últimos tempos, especialmente após a chegada da democracia no país, há 15 anos. A Fifa também assinala que o estudo conclui que 53% das pessoas procuradas em 15 países se mostraram interessadas pela Copa do Mundo.
Segundo outras pesquisas realizadas sobre futebol, a África do Sul é um dos países com uma porcentagem maior de interesse pelo futebol entre as mulheres, com números que beiram 62% da população.