A sexta-feira (3) foi de mudança no topo do quadro de medalhas da Olimpíada de Londres. Os Estados Unidos(EUA) ultrapassaram a China - que liderava a lista há seis dias - principalmente por causa dos resultados da natação.
Foram três medalhas douradas nas piscinas, enquanto a China conquistou ouro no badminton e no salto ornamental do trampolim.
Os norte-americanos somam 21 ouros, dez pratas e 12 bronzes, com 43 no total. Já os chineses têm 20 ouros, 13 pratas e nove bronzes, ou seja, 42 no total. Outro país asiático aparece na terceira posição do quadro de medalhas: Coréia do Sul (9 ouros, 2 pratas, 5 bronzes). Veja o quadro completo.
Veja a galeria com as melhores fotos da sexta-feira olímpica
Dia sofrido para o Brasil
O Brasil terminou o dia na 21.ª colocação do quadro, apesar da conquista de dois bronzes nesta sexta. O primeiro veio com Rafael Silva, o Baby, na categoria acima de 100 kg no judô. Maria Suelen Altheman deixou escapar outra medalha ao perder a disputa do bronze para a chinesa Wen Tong por um ippon na categoria acima de 78 kg.
O outro bronze foi conquistado por Cesar Cielo na prova de 50 metros livre na natação. Favorito ao ouro, o brasileiro não conseguiu repetir o feito de Pequim-2008 e obteve apenas o terceiro melhor tempo na prova. O brasileiro Bruno Fratus também competiu na prova, mas ficou na quarta colocação, atrás de Cielo. O medalhista fez 21s59 e Fratus foi dois centésimos mais lento com 21s61.
A natação teve outros reveses ao longo do dia. A equipe nacional do revezamento não se classificou para a final do 4x100m medley. Os brasileiros ficaram em penúltimo na classificação geral, com o tempo de 3min37s00.
Duas brasileiras emperraram na fase classificatória da prova dos 400 m rasos. Joelma Sousa e Geisa Aparecida Coutinhonão conseguiram marcas suficientes para se classificarem entre as 24 semifinalistas da prova. Além disso, a única brasileira nos 50m nado livre, Graciele Herrmann também não conseguiu classificação para a semifinal.
Confira as principais atrações de sábado em Londres
Medalha
O país garantiu mais uma medalha nesta sexta na classe Star da vela, mas a cor dela só será definida no domingo (5). Bruno Prada e Robert Scheidtconseguiram um primeiro e um terceiro lugar nas regatas disputadas ao longo do dia e mantiveram a vice-liderança geral antes da última regata - a medal race.
Eliminações
A seleção brasileira de futebol femininoperdeu para o Japão por 2 a 0 e foi eliminada da Olimpíada de Londres. Foi a pior campanha do time desde Atlanta-1996, na estreia da modalidade na competição. Desde então, o Brasil chegava pelo menos na semifinal. Nas duas últimas Olimpíadas, em Atenas 2004 e Pequim 2008, as brasileiras conseguiram medalhas de prata.
No basquete, as brasileiras foram derrotadas pelo Canadá por 79 a 73. Foi a quarta derrota em quatro jogos do Brasil na primeira fase, o que confirmou a eliminação precoce da equipe na competição.
Os mesa-tenistas brasileiros perderam na estreia dos times feminino e masculino na disputa por equipes e estão fora dos Jogos. Os homens foram derrotados pelo time de Hong Kong por três partidas a zero na disputa de melhor de cinco. As mulheres também perderam três partidas contra as sul-coreanas.
A saltadora brasileira Juliana Velosonão se classificou para a semifinal dos saltos ornamentais - plataforma de 3m e está fora da Olimpíada. A carioca somou 241.15 pontos e ficou em 28.º entre as 30 competidoras.
Início do atletismo
O país tem chances de conseguir medalha no atletismo neste sábado (4). Mauro Vinicius da Silva, o Duda, disputa a final da prova de salto em distância. Ele conseguiu a a marca de 8m11 na tarde desta sexta, a melhor do dia ao lado do norte-americano Marquise Goodwin. A final acontece a partir das 15h55 (horário de Brasília).
Por outro lado, a brasileira Andressa de Moraisnão conseguiu classificação para disputar a final do lançamento de disco feminino nesta sexta. A melhor marca da atleta foi 60m94, mas a distância não foi suficiente para garantir uma das 12 vagas da final neste sábado (4). Andressa teve a 16ª colocação na fase classificatória.
Keila Costa também foi eliminada na fase classificatória do salto triplo nesta sexta-feira (3). Após queimar a primeira tentativa, Keila Costa conseguiu atingir 13,69 m na segunda. O melhor salto foi o terceiro, quando a brasileira atingiu 13,84 m. A última classificada, em 12.º, foi a eslovena Marija Sestak, com 14,16 m.
Recorde
Jaqueline Ferreira conseguiu quebrar o recorde brasileiro no levantamento de peso, categoria até 75 kg. Ele ergueu 128 kg nesta sexta. Porém, na disputa olímpica ela teve o oitavo lugar geral e entrou para a história com o melhor resultado do país na modalidade. A atleta teve segunda colocação do grupo B, porém, não foi o suficiente para se classificar à final.
Outros resultados
As duplas brasileiras no vôlei de praia seguem imbatíveis. Ricardo e Pedro Cunhavenceram os espanhóis Pablo Herrera Allepuz e Adrian Gavira Collado por dois a zero pelas oitavas de final do torneio e conseguiram classificação para as quartas de final. Juliana e Larissa tiveram o mesmo feito, só que sobre as holandesas Sophie van Gestel e Madelein Meppelink.
Já a seleção feminina de vôleivenceu por 3 sets a 2 a China e depende de uyma combinação de resultados para seguir na competição. As meninas terminaram o dia na quinta colocação do grupo B apenas quatro se classificam para as quartas de final.
No handebol, a seleção femininaperdeu para a Rússia por 31 a 27. Foi a primeira derrota do time na Olimpíada. Como as brasileiras haviam ganho as três primeiras partidas, permanecem empatadas na primeira posição do grupo A da competição com a própria Rússia e com a Croácia. O Brasil volta a jogar no domingo (5) contra a Angola, última partida a fase de grupos.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião