O Atlético inicia hoje o segundo turno do Brasileiro contra a Ponte Preta, às 19h30, em Campinas, com uma difícil missão: melhorar ainda mais o desempenho obtido na reta final da primeira metade da competição.
Depois do fim da Libertadores, a equipe jogou 11 partidas no Nacional e obteve 22 pontos, um aproveitamento de 66%. Mas mesmo que o ritmo atual seja mantido até o fim do campeonato, o Furacão chegaria a 67 pontos o que ainda não seria suficiente para garantir um lugar entre os quatro primeiros lugares da tabela.
Para obter a sonhada vaga na repescagem do torneio continental, de acordo com o matemático Tristão Garcia, do site infobola, seriam necessários ao Rubro-Negro no mínimo mais cinco pontos (leia-se 47 em 21 jogos).
"Para atingir o quarto lugar com certeza será necessário ultrapassar a barreira do 70 pontos", explica Garcia que, embora dê apenas 1% de chances para o Atlético conseguir o feito, ainda vê esperança. "É só lembrar o sprint da equipe no início do segundo turno do ano passado", lembra. Na época, a primeira derrota só veio após 13 jogos, nove vitórias e quatro empates.
Agora, a equipe atleticana deverá se inspirar no time do ano passado, principalmente no desempenho fora de casa. "Já conversamos após o jogo com o São Paulo e sabemos que temos de melhorar mais se quisermos voltar à Libertadores. E para melhorar essa média de dois pontos por partida, temos que vencer também longe da Arena", diz o goleiro Diego, que aponta como chave o duelo no Moisés Lucarelli.
Mas outro retrospecto recente do Furacão dificulta, ao menos na teoria, o início da arrancada: na fase pós-Libertadores, toda vez que o Atlético atuou com mais de três desfalques perdeu. Foi assim contra o Paraná, São Caetano e Paysandu.
Mesmo com o retorno do atacante Lima, Antônio Lopes não poderá contar com Jancarlos, Marcão, Fabrício e Aloísio os alas estão suspensos; o meia e o centroavante, machucados. O comandante utilizará em seus lugares, respectivamente, Ticão, Marín, Ferreira e Finazzi. "Temos novamente vários desfalques, mas dessa vez vamos ganhar", afirmou o Delegado.
* Atlético x São Caetano, às 19h30, no Premiere 5.
Em Campinas
Ponte Preta x Atlético
Ponte Preta
Lauro; Luciano Baiano, Galeano, Luís Carlos e Bruno; Ângelo, Carlinhos, Everton, Gabriel (Rafael Ueta) e Evando; Izaías.Técnico: Nenê Santana (interino).
Atlético
Diego; Jancarlos, Danilo, Paulo André e Marín; Douglas, Alan Bahia, Evandro e David Ferreira; Lima e Finazzi.Técnico: Antônio Lopes.
Estádio: Moisés Lucarelli. Horário: 19h30. Árbitro: Djalma José Beltrami Teixeira (RJ). Auxs.: Beival do Nascimento Souza e Carlos Henrique Alves de Lima (RJ).
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas