Ao invadir o campo no meio do segundo tempo de Santos e Botafogo domingo, na Vila Belmiro, e anunciar sua aposentadoria com frases na camisa, Romildo Correia entrou para a história da arbitragem brasileira.
Ele também evidenciou que os procedimentos no setor não mudaram com as mudanças nas comissões de arbitragem da Federação Paulista de Futebol e da Conferação Brasileira de Futebol, atingidas pelo escândalo com Edílson Pereira de Carvalho e Paulo José Danelon.
Desde que foi depor no Ministério Público para confirmar a participação de uma pessoa no esquema de manipulação de resultados, Correia sofreu uma punição da CBF. Até o caso Edílson, seu nome participou de 14 sorteios de árbitros em 28 rodadas. Nas 13 seguintes, não foi indicado mais indicado.
Motivo
Decidi parar por ficar na geladeira sem ter feito nada e sem explicação. Queria ter um bom final de carreira. Tenho 42 anos e mais três de arbitragem. Não queria ter o mesmo final de Márcio Rezende de Freitas, um grande árbitro que ficará marcado por um erro.
Aviso
Antes do jogo falei com o Marcelo Teixeira (Presidente do Santos) e o Botafogo que iria fazer aquilo. Mas meu sonho era ter parado apitando.
Geladeira
Não sei por que fui afastado. Fui chamado para depor no Ministério Público como testemunha, não como suspeito. Outros árbitros também foram, como o Paulo César de Oliveira, a Ana Paula (de Oliveira) e o Valter (José dos Reis).Porém, nenhum outro foi afastado. Por que só eu? Estou cheio desse ambiente cheio de nepotismo e trairagem.
Silêncio
Ninguém na comissão de arbitragem da CBF me satisfação. Liguei para lá várias vezes, mas o Edson Rezende sempre estava fora ou em reunião.
Edson Rezende
A troca do Armando Marques por ele não melhorou nem piorou nada. O Rezende já trabalhava na comissão. O Armando sempre dizia que todas as questões de documentação eram para ser passadas para ele. Era de confiança.
Cotas de arbitragem
Continuo recebendo o dinheiro dos clubes. Nunca recebi da CBF ou FPF. Não mudou nada com o Estatuto do Torcedor.
Federação Paulista
É a mesma coisa que na CBF. Ninguém dá retorno sobre como foi a arbitragem. Os únicos árbitros que tinham entrada na federação eram o Edílson, por ser amigo do José Manuel Evaristo, e o Danelon, por emprestar material para palestras e para a pré-temporada.
Paulistão-06
Me chamaram para a pré-temporada. Mas recusei. Aliás a pré-temporada é para inglês ver. Depois que acaba, ninguém te dá mais retorno. Quando o Gustavo Rogério estava na FPF, era diferente, mas ele caiu porque bateu de frente com o Evaristo, que tem o apoio do Reinaldo Carneiro Bastos. Ninguém gosta do Evaristo.
Finanças
Não fiquei meses afastado por ter protesto contra mim. Tive só problema com um cheque. E isso já tem uns dois anos.
Jogo
Não existe a possibilidade de eu ter sido afastado por ser jogador.
Sindicato
O sindicato não ajuda os árbitros, está junto com a federação. O Sérgio Correa (presidente do sindicato) era o braço-direito da comissão de arbitragem. E, no jogo Corinthians e Ponte Preta, foi o delegado do jogo. Não é o papel dele.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião