Joe Frazier, o implacável punho de ferro que se tornou campeão mundial dos pesos pesados e conquistou a fama com três batalhas épicas contra Muhammad Ali, morreu na segunda-feira aos 67 anos, informou seu agente.
"Smokin'Joe" Frazier, como era conhecido, foi o primeiro boxeador a derrotar Ali, e morreu na Filadélfia um mês depois de receber o diagnóstico de câncer no fígado. Leslie Wolff, agente pessoal de Frazier, confirmou sua morte.
Frazier soube da doença no mês passado e se internou várias vezes em um hospital da Filadélfia. Até que na semana passada, já sem nenhuma esperança de superar o câncer, decidiu permanecer em um centro especializado para que passasse seus últimos dias sem dor.
Antes de descobrir o câncer, Frazier levava vida normal, com aparições regulares para dar autógrafos. A última vez que foi visto em público foi em setembro em Las Vegas.
Carreira
"Smokin" Joe, apesar de ser um pugilista baixo para os pesos pesados, compensou a falta de estatura com uma ferocidade que impressionava seus rivais. Além disso, Frazier possuía um devastador gancho de esquerda que utilizava para terminar a maioria das lutas que ganhou nos primeiros assaltos.
Foi exatamente o temível gancho de esquerda levou Ali à lona no décimo quinto assalto da luta que ambos disputaram no lendário Madison Square Garden, em Nova York, em 1971.
A queda de Ali permitiu a Frazier comemorar a vitória de uma luta que foi considerada como o "Combate do Século". No entanto, Ali venceu os outros dois desafios entre os dois pugilistas.
Aliás, a presença de Ali fez com que a figura de Frazier sempre ficasse em um segundo plano, algo que nunca agradou o ex-campeão mundial.
Apesar de os dois lutadores serem negros americanos e medalhistas olímpicos de ouro, suas personalidades não poderiam ser mais diferentes. Ali era um um tipo carismático que se autopromovia, enquanto Frazier era um homem orgulhoso e sério.
Frazier ganhou a medalha de ouro dos pesos pesados para os Estados Unidos nas Olimpíadas de 1964, em Tóquio, e manteve o título de campeão mundial entre 1970 e 1973.
Ele acumulou um recorde de 32 vitórias, 4 derrotas e 1 empate. Ele se aposentou depois de perder para George Foreman em 1976, e retornou ao esporte para uma luta em 1981 antes de encerrar a carreira definitivamente. Suas únicas derrotas foram para Ali e Foreman.
Veja o último round da lendária luta entre Joe Frazier e Muhammad Ali, em 1971.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião