A antiga equipe Honda de Fórmula 1 está prestes a confirmar sua sobrevivência no esporte sob nova direção. O chefe-executivo da escuderia, Nick Fry, afirmou nesta quinta-feira que prevê o anúncio para "muito em breve".
Embora tenha evitado uma confirmação direta sobre o sucesso da negociação após meses de tensa espera e especulação da mídia, Fry deixou claro que acredita que a equipe com sede na Grã-Bretanha continuará no grid de largada.
"Acho correto dizer que nossa equipe se beneficiou e vai se beneficiar no futuro com a Fota de duas formas", afirmou ele numa entrevista coletiva organizada pela Associação de Equipes de Fórmula 1 (Fota, na sigla em inglês), a fim de apresentar propostas para cortar os custos e garantir o futuro do esporte diante da crise de crédito.
"A primeira é, com certeza, de que a redução nos custos nos ajudará enormemente nos desafios que nossa equipe vai enfrentar nos próximos dois ou três anos. Tão importante quanto a redução de custo é o nível de apoio que obtivemos ao longo dos três últimos meses da parte de todas as equipes", acrescentou.
A Honda anunciou em dezembro a sua saída do esporte em razão da situação financeira global, deixando a equipe com 700 funcionários desesperadamente em busca de salvação antes do início da temporada, na Austrália, no dia 29 de março.
O chefe da equipe, Ross Brawn, e Fry têm liderado um esforço para salvar a equipe, embora numa versão reduzida, e agora são vistos como a única opção viável depois que a Honda disse no mês passado não ter encontrado nenhum comprador sério.
O Virgin Group, do empresário britânico Richard Branson, havia anteriormente demonstrado interesse.
Brawn compareceu a um encontro de diretores de equipe da Fórmula 1 em Genebra na quarta-feira, mas não estava presente na entrevista coletiva desta quinta-feira.
O britânico Jenson Button e o brasileiro Rubens Barrichelo, que correram pela Honda em 2008, são os prováveis pilotos para esta temporada.
A equipe não fez nenhum treino desde o anúncio de dezembro da Honda, mas uma porta-voz do Circuito da Catalunya, em Barcelona, disse à Reuters que ela confirmou a sua participação no teste que começa na segunda-feira com outras equipes.
- Bruno Senna negocia com Mercedes para correr na DTM alemã
- Toro Rosso apresentará novo carro na semana que vem
- Honda está perto de fechar venda da equipe de F1, diz jornal
- Bruno Senna admite frustração pelo sonho adiado na F-1
- Rubinho vence disputa e garante vaga na nova Honda
- Fim dos boatos: Rubens Barrichello é confirmado na ex-Honda
- FIA promete "proposta radical" de corte de custos
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais