A ex-jogadora de vôlei Ana Paula, 47 anos, usou as redes sociais para defender o técnico Bernardinho em uma polêmica com a atacante Tifanny, do Sesi-Bauru. Em comentários no Twitter, a ex-jogadora afirmou que a militância LGBTI atacou Bernardinho “por dizer a verdade”.
>> Mulher trans lutou MMA contra homem: “Seria covardia bater em mulher”
“Leio que a militância a favor de trans no esporte feminino e contra as mulheres atacou Bernardinho por ele ter dito a verdade, que Tiffany tem um ataque de homem. Minoria barulhenta que quer empurrar a todo custo que sentimentos são mais importantes que fatos e biologia. Não são”, postou Ana Paula, que após largar o esporte se notabilizou pelo seu posicionamento político na web.
>> Ana Paula fala sobre transexuais no esporte feminino: por que essa é uma péssima ideia
“Num post de um perfil LGBT que ataca brutalmente Bernardinho por ter dito a verdade, a lucidez é mostrada exatamente nos comentários da própria comunidade gay que, em absoluta maioria, não concorda com homens biológicos competindo, vencendo e batendo recordes de mulheres”, seguiu.
Tiffany é a primeira atleta transexual a atuar no torneio feminino. Em janeiro de 2018, Ana Paula escreveu uma “carta aberta ao COI” dizendo que Tiffany não deveria ser autorizada a jogar com as mulheres. A goiana, nascida como Rodrigo, já defendeu equipes masculinas na Bélgica, Holanda, França e Espanha.
>> O que é “ideologia de gênero”?
A atleta trans está dentro das regras do vôlei. Ela tem a autorização da Comissão Nacional Médica (Conamev), concedida em dezembro de 2017, como base em recomendações do Comitê Olímpico Internacional (COI). Tifanny apresentou documentação jurídica (identidade ou passaporte com nome e foto de mulher) e médica (exame dos últimos 12 meses com nível de testosterona abaixo de 10nmol/L ou 288 ng/dL).
Toda a polêmica com Bernardinho começou durante o jogo entre Sesi e Rio. Após mais um ponto de Tifanny, Bernadinho foi flagrado pelas câmeras de TV reclamando da atleta. “Um homem. É f...”. As palavras proferidas reacenderam a polêmica sobre a participação da atleta trans no esporte feminino.
O time de Tiffany eliminou o favorito Sesc-RJ nas quartas de final da Superliga Feminina. Foi a primeira vez em 22 que Bernardinho não chega à semifinal, sendo que sua equipe vinha de 14 decisões consecutivas.
Tiffany fez 28 pontos na partida contra o time de Bernardinho, sendo a maior pontuadora do duelo. No jogo de terça-feira (26) à noite, no entanto, ela teve o mesmo aproveitamento da principal atacante do Sesc, Monique Pavão. Em 2018, ela bateu o recorde de pontos em uma só partida da Superliga, 39.
Num post de um perfil LGBT que ataca brutalmente Bernardinho por ter dito a verdade, a lucidez é mostrada exatamente nos comentários da própria comunidade gay que, em absoluta maioria, não concorda com homens biológicos competindo, vencendo e batendo recordes de mulheres.ðð»ð¹
— Ana Paula Henkel (@AnaPaulaVolei) 27 de março de 2019
Equipe LGBT, o Angels Volley Brazil registrou o momento da declaração de Bernardinho e postou um vídeo no Instagam criticando o consagrado técnico. “Transfóbicos e homofóbicos não vão passar sem serem apontados na nossa página! Pode ser o papa do vôlei...Vamos desmascarar todos”, disse trecho da postagem.
Na própria publicação, Bernardinho publicou um texto pedindo desculpas, na manhã desta quarta-feira (27).
“Peço desculpas a todos. Não foi minha intenção de forma algum ofendê-la. Me referia ao gesto técnico e ao controle físico que ela tem, comum aos jogadores do masculino e que a maior parte das jogadoras não tem”, começou o treinador.
Confira o momento registrado em vídeo
“Sempre trabalhei e tentei ajudar com meu trabalho diversos jogadores e jogadoras sem nenhum tipo de preconceito. À Tiffany dou meus parabéns pela grande atuação e conquista e a todos que se sentiram ofendidos reitero minhas desculpas, jamais foi minha intenção”, completou. .
Tabela da Libertadores 2019
***
Grupo de WhatsApp futebol
O futebol no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer nos principais clubes do país. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2019!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!
*
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Deixe sua opinião