O técnico da seleção brasileira de futebol anunciou nesta terça-feira o corte dos jogadores Luisão (Benfica) e Alex (PSV) e a convocação de Edu Dracena (Fenerbahçe) e do londrinese Naldo (Werder Bremen). Ao lembrar de Naldo, Dunga premiou o bom desempenho de um verdadeiro "guerreiro" no futebol, que até os 18 anos era servente de pedreiro na zona norte de Londrina.

CARREGANDO :)

Ronaldo Aparecido Rodrigues, ou simplesmente Naldo, de 24 anos, comemora a lembrança. "Estou alcançando um dos maiores objetivos da minha vida e da minha carreira. Quero muito aprender, me desenvolver nos treinos e lutar para me firmar dentro do grupo", disse em entrevista ao Jornal de Londrina.

O zagueiro londrinense de 1,92m de altura é casado e mora em Bremen, na Alemanha. "Ele ainda nem acredita. Como ele mesmo diz, ‘a ficha ainda não caiu’. Ele sempre manifestou o desejo de ser convocado e sabia que um dia ia chegar a hora. E com muita humildade, pois ele trabalhou muito para isso", disse Carla, esposa de Naldo.

Publicidade

Órfão de pai, Naldo morou no Conjunto João Paz (zona norte) com a mãe e os irmãos até os 18 anos. Em fevereiro de 2001, o jovem foi aprovado numa peneirada organizada pelo Clube Atlético Londrinense (CAL). Em um amistoso contra o antigo Nichika, ele marcou um gol e chamou a atenção do ex-zagueiro Marinho, campeão mundial pelo Flamengo em 1981.

Marinho acionou o amigo Paulo César Carpegiani, que além de técnico é dono do RS, time de futebol do Rio Grande do Sul. "O Carpegiani enviou um olheiro, que viu e gostou do Naldo num treino na Vila Portuguesa. Era agosto de 2001. Daí, ele foi para o RS, onde ficou até 2004", contou Luiz Carlos Pereira, ex-presidente do CAL.

Em 2005, o zagueiro foi emprestado ao Juventude-RS, por quem disputou o Brasileirão. "No final de 2005, acabou contratado pelo Werder Bremen por 2 milhões de Euros (algo em torno de R$ 5,5 milhões)", completou Pereira. No Werder Bremen, Naldo já marcou 8 gols pelo Campeonato Alemão.

Em entrevista à Agência Estado, Dunga reafirmou o desejo de convocar Naldo anteriormente. "Ele e o Edu Dracena já faziam parte dessa lista do 40 jogadores e agora surgiu a chance de convocá-los para serem observados mais de perto".

Publicidade