Coritiba 100 anos
Faltam 11 dias - 1 de Outubro
... Em 1933, pela última rodada do Campeonato Regional, o Coritiba vence o Britânia por 1 a 0, com um gol hilariante: o goleiro adversário Francisquinho tenta sair jogando e chuta forte a bola. O atacante alviverde Laudelino se vira para não ser atingido, mas a bola dá em suas costas e entra no gol adversário.
... Em 1937, em virtude de forte temporal, desaba o placar de madeira usado no estádio Belfort Duarte, matando o funcionário João Delles (pai dos atletas Staco e Corruíra) e também ferindo o presidente da época, Major Couto Pereira.
... Em 1961, nasce Eliseu Rolim de Moura Neto, em Piraí do Sul. O meia-atacante Eliseu, formado nas categorias de base do Coritiba, defendeu o clube de 1982 a 1985, e foi um dos atletas campeão brasileiro.
... Em 1972, o Coritiba sofre um gol do atacante mineiro Dario, e encerra a maior invencibilidade do clube, de 937 minutos sem levar gols. Na época, a defesa da equipe era formada por Jairo, Hermes, Pescuma, Cláudio e Nilo.
A situação é atípica no Alto da Glória: as dúvidas de Ney Franco para montar o Alviverde não são motivadas pela falta, mas sim pela abundância de opções. Com o retorno de suspensão de Ariel e Renatinho e o departamento médico vazio desde a semana passada Pereira foi o último a ficar afastado por lesão , pela primeira vez no ano todos os jogadores do elenco estão à disposição do treinador.
O fato foi comemorado por Ney Franco e serviu para o técnico aumentar o mistério para o jogo contra o Internacional, no domingo, às 18h30. Ajudou, claro, o desempenho de Luciano Amaral na lateral esquerda e do centroavante Rômulo. O primeiro começou o jogo contra o Náutico meio tímido, mas se soltou, fez boas jogadas pela esquerda. O atacante mostrou habilidade com os pés e marcou o primeiro gol do Alviverde, mexendo na cabeça do treinador.
"Temos uma disputa do Ariel com o Rômulo que ainda não está definida. E também temos a possibilidade de manter o Luciano como lateral ou utilizar o Renatinho improvisado, como vínhamos fazendo, e até colocá-lo no meio, sua posição original", analisa Ney Franco, que, antes de definir a escalação, quer certificar-se de que não terá nenhuma surpresa negativa até o fim de semana. "Primeiro torço para que possamos chegar à partida sem nenhum problema clínico."
A vez em que o elenco do Coritiba deu mais alternativas para sua comissão técnica foi no início do primeiro turno. A equipe que mais toma cartões amarelos no Brasileirão (atualmente já soma 96), na 5.ª rodada, dirigida então por René Simões, não tinha suspensões para enfrentar o Corinthians. Contudo, Carlinhos Paraíba, com problema no ombro, estava lesionado.
"Isso é raro nesse momento do Campeonato Brasileiro. Ter uma equipe que tem todo o elenco disponível para que o treinador tenha opção de escolha. Por isso, prefiro esperar até o coletivo de sexta-feira (amanhã). Até lá teremos várias sessões de treinamentos ainda", diz Franco.
Quem até então era titular, como Renatinho, parece não se importar com a possibilidade de ir para a reserva. "O grupo é forte e com todos à disposição a disputa é maior. Nós jogadores vivemos assim, indo e vindo. Se eu for o escolhido, farei tudo o que puder", afirma.
* * * * *
Alviverdes
Jogo-treino
O Coritiba venceu o jogo-treino contra o Joinville, ontem, no CT da Graciosa, por 5 a 0. O destaque da partida foi o meia João Henrique, que marcou duas vezes. Thiago Gentil, Leozinho e Bruno Batata fizeram os outros. Só participaram jogadores que não atuaram contra o Náutico, ou que ainda precisam de mais ritmo, como Rômulo e Luciano Amaral.
Blitz na maternidade
O Coritiba inicia hoje uma blitz nas maternidades de Curitiba, como parte das comemorações pelo centenário do clube. As crianças nascidas ao longo do mês de outubro serão presenteadas com kit especial da campanha "Coxa de Berço" (um certificado de torcedor do clube e um convite para assistir a um jogo em outubro de 2010, quando fizerem um ano). Os pais interessados na promoção devem ligar para 41 3218-1923. A entrega será feita pelo Vô Coxa.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo