A expulsão de Ronaldinho Gaúcho na partida em entre Barcelona e Zaragoza pela Copa do Rei, na última quarta-feira, continua provocando polêmica na Espanha. O jogador recebeu o cartão vermelho do árbitro Rodríguez Santiago após falta em Cani ainda no primeiro tempo da partida no Camp Nou, sem, no entanto, ter sido advertido com o cartão amarelo antes.
Na capital catalã a opinião geral é de que a expulsão foi exagerada. Até mesmo o arcebispo da cidade, Lluis Martinez-Sistach, reclamou:
- A expulsão de Ronaldinho foi muito rigorosa e foi um dos motivos que influenciaram na eliminação do Barça na Copa. O jogo tem 90 minutos e a equipe teve que jogar com um homem a menos. Algumas vezes é possível ganhar, mas devemos lembrar que Ronaldinho é muito importante - acrescentou.
E uma notícia publicada no jornal 'Sport' atiçou ainda mais a ira dos torcedores do Barcelona. Segundo o diário esportivo, um dia antes da partida, em conversa no bar "Nevado", na cidade de Mérida, o árbitro teria dito que iria expulsar Ronaldinho. Um funcionário do recinto, com o nome de Francisco Matamoro, teria escutado um diálogo em que o árbitro afirmava que tinha um jogador da equipe catalã que jogava com os braços muito abertos e que iria expulsá-lo do jogo.
A conversa de Santiago não teria maior relevância, se ele não tivesse dado cartão vermelho a Ronaldinho Gaúcho sem antes mostrar o amarelo.
Brasileiro ainda está chateado
Eliminado da Copa do Rei - apesar da derrota por 2 a 1 o Zaragoza conseguiu a vaga nas quartas-de-final por causa do saldo de gols - o Barcelona entrou com recurso na Federação Espanhola pedindo a anulação do cartão vermelho e a conseqüente suspensão de Ronaldinho Gaúcho. Durante o treinamento desta sexta-feira, o goleiro Victor Valdés disse que o brasileiro não teve intenção de agredir Cani. Valdés também acha que a decisão do árbitro foi exagerada, apesar de reconhecer que o juiz possa apenas ter se equivocado.
Outro que defendeu Ronaldinho foi o lateral-esquerdo holandês Van Bronckhorst. Segundo ele, o brasileiro ainda está triste com a expulsão:
- Ele está desanimado, mas isso é normal. Agora temos que animá-lo porque a equipe precisa dele nos próximos jogos.
Neste fim de semana, o Barcelona entra em campo pelo Campeonato Espanhol, enfrentando o Atlético de Madri, domingo, no Camp Nou. O time catalão é o líder da competição com 52 pontos e 12 de vantagem sobre o segundo colocado, o Valência.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Deixe sua opinião