• Carregando...

Não haverá mais expulsão no handebol. É isso o que prevê o novo conjunto de regras criado pela Federação Internacional de Handebol (IHF), que já vem sendo adotado em torneios internacionais e entrará em vigor no Brasil a partir de domingo. A pena máxima imposta ao jogador que cometer atitudes antidesportivas será a desqualificação, punição já prevista pelas regras vigentes. Neste caso, o atleta sairá de quadra, mas poderá ser substituído após dois minutos.

Segundo Sálvio Sedrez, diretor de arbitragem da CBHb (Confe­­deração Brasileira de Handebol), a mudança ocorreu porque a expulsão é raramente aplicada por árbitros. "A expulsão é catastrófica para uma equipe e é por isso que era uma regra que os árbitros não aplicavam." Segundo ele, a retirada da punição foi cogitada há quatro anos, mas, por ser polêmica, só foi aprovada agora. "Eu, como ex-árbitro, acho que as coisas podem tender mais para a violência. Va­­mos ver nos próximos anos se foi ou não uma boa atitude."

As novas regras obrigam que, no caso de infrações graves, o árbitro escreva um relatório e o anexe à súmula para ser avaliado pelo Tribunal de Jus­­tiça Desportiva da modalidade. Como no futebol, juízes vão po­­der usar ponto eletrônico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]