O Atlético-MG saiu na frente do Sport nas oitavas de final da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, no Mineirão, o Galo venceu o time pernambucano por 1 a 0, com gol de Fabiano, ainda no primeiro tempo. No intervalo, o jogador se machucou e teve que deixar a partida.
As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, na Ilha do Retiro, no Recife. Para se classificar, o Galo joga por um empate ou até mesmo por uma derrota, desde que seja por um gol de diferença e que o time mineiro faça gols.
O Sport passa para as quartas de final apenas com uma vitória por dois gols de vantagem. Vitória rubro-negra por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis.
O Galo volta a campo no sábado, às 18h30m (de Brasília), pela segunda partida das semifinais do Campeonato Mineiro. O jogo contra o Democrata será realizado no Mineirão.
Já o Sport que foi derrotado pela primeira vez na temporada tem um difícil compromisso no domingo, às 16h. A equipe jogará o clássico com o Náutico, nos Aflitos, pelo Campeonato Pernambucano.
Volante-artilheiro volta a brilhar
O Sport começou a partida em cima do Galo. A intenção era surpreender e marcar rapidamente o primeiro gol. A equipe rubro-negra usava bastante a velocidade de Eduardo Ramos e Ciro.
Porém, o Galo também chegava forte ao ataque. Em uma sucessão de escanteios, o volante Zé Luís subiu muito e cabeceou firme aos cinco minutos. O goleiro Magrão teve que fazer grande defesa.
Mas o Sport não se intimidou. No ataque seguinte, dois minutos depois, os pernambucanos quase abriram o placar. Eduardo Ramos cobrou o escanteio, Aranha não saiu do gol, e Igor cabeceou firme. Mas Aranha se recuperou no lance e fez uma magistral defesa.
Aos 25 minutos, o técnico Vanderlei Luxemburgo fez uma substituição ousada. O treinador entendeu que o meia Renan Oliveira estava mal na partida e tirou o jogador de campo. Marques entrou em seu lugar, e o Galo passou a jogar no 4-3-3, com Diego Tardelli, Muriqui e Marques no ataque.
O Alvinegro ficou mais ofensivo e, aos 31 minutos, Leandro perdeu grande chance. O lateral tabelou com Diego Tardelli, entrou na área e tocou para o gol. A bola, caprichosamente, foi pela linha de fundo. Na sequência, o próprio Diego Tardelli bateu forte, da entrada da área, e Magrão fez um verdadeiro milagre.
A pressão do Galo era grande, mas quem quase marcou foi o Sport. Eduardo Ramos cobrou falta, e o zagueiro Tobi subiu de cabeça. A bola passou raspando a trave esquerda de Aranha e não entrou por muito pouco.
Diego Tardelli ainda teve uma boa chance de abrir o placar. O atacante esteve cara a cara com o goleiro Magrão, mas se complicou na hora de finalizar.
Entretanto, no lance seguinte, Júnior fez a diferença. O meia chegou à ponta esquerda, driblou o zagueiro e cruzou com perfeição. Fabiano, o volante-artilheiro, subiu mais que os zagueiros e, de cabeça, bateu forte para as redes do Sport: 1 a 0 para o Galo, aos 43 minutos.
Foi o 11° gol de Fabiano na temporada, o terceiro na Copa do Brasil. Em sinal de respeito ao clube que defendeu em 2009, o volante não comemorou o gol.
Vantagem alvinegra garantida
O Atlético voltou para a segunda etapa com mais uma substituição. Fabiano sentiu uma entorse no joelho direito e ficou nos vestiários. Correa entrou em seu lugar.
O Sport, como no primeiro tempo, tentou impor o futebol, mas o Galo voltou bem postado na defesa. O ritmo diminuiu consideravelmente, principalmente porque o Atlético apenas tentava explorar os contra-ataques.
Marques, mais pelo meio, armava as jogadas ofensivas do time alvinegro, mas sempre esbarrava nos volantes do Sport. O jogo ficou concentrado no meio-campo, com poucas jogadas de perigo.
A torcida atleticana ficou um pouco impaciente com a queda do Galo. Mais do que vaiar a equipe, o torcedor ficou preocupado com a possibilidade de sofrer o empate e de complicar a situação na Copa do Brasil.
Vanderlei Luxemburgo, nos minutos finais, colocou Ricardinho em campo, no lugar de Júnior, para cadenciar o jogo. O placar magro não agradou a todos os torcedores, mas foi considerado bom pelos atletas do Galo.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião