Natália Falavigna perdeu logo na estreia no Pan-Americano| Foto: Divulgação/Vipcomm

A paranaense Natália Falavigna está fora do Pan-Americano de Guadalajara. Na tarde desta terça-feira (18), ela foi derrotada pela americana Lauren Hamon e ficou sem chances de conquistar uma medalha no México.

CARREGANDO :)

Natália estava há quase dois anos sem competir, período em que se recuperava de uma cirurgia no ligamento cruzado do joelho direito. Na volta ao tatame, a maringaense fez uma luta equilibrada com Hamon na categoria acima de 67 kg.

O combate terminou empatado em 0 a 0 nos dois primeiros rounds. No terceiro, a americana marcou o primeiro ponto, mas Falavigna conseguiu empatar a disputa, o que levou a luta para o "golden point", espécie de prorrogação em que a lutadora que acertar o primeiro golpe válido ganha o combate. Ninguém marcou pontos neste round complementar e a decisão ficou nas mãos dos juízes que deram à vitória para a americana.

Publicidade

"Estou sem ritmo, pois foi um longo período sem pisar na quadra. Sabia que ia ser difícil e, infelizmente, não deu. Tenho que pegar o ritmo de novo e olhar para frente", disse a paranaense à TV Record após o fim da luta. "Fico triste pela derrota, mas feliz por poder voltar a lutar", minimizou Falavigna.

No último Pan, no Rio de Janeiro, em 2007, Natália conquistou a medalha de prata. Ela também tem no currículo um título mundial, conquistado em 2005, e uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Por isso, havia a expectativa de que a brasileira voltasse a subir no pódio no Pan.

O Brasil encerrou a sua participação no tae kwon do no Pan de Guadalajara, com apenas uma medalha, de bronze, conquistada por Márcio Wenceslau. Os outros cinco atletas do Brasil não subiram ao pódio.