A Federação Internacional de Natação (Fina) anunciou nesta terça-feira que o Rio de Janeiro não receberá a etapa brasileira da Copa do Mundo de natação, marcada para outubro. Segundo a entidade máxima do esporte, a cidade alegou falta de verba devido à dificuldade para conseguir investidores para o evento.
"Eles dizem não ter recursos financeiros. Não conseguiram verba, e por isso afirmaram que não poderão organizar o evento", disse Cornel Marculescu, diretor executivo da Fina. A etapa carioca já foi removida do calendário do site da entidade, e também não será realizada entre 2010 e 2013, a pedido das autoridades esportivas brasileiras.
O cancelamento de um evento internacional aparece em momento delicado para a cidade, que disputa com Chicago, Madri e Tóquio o direito de organizar a Olimpíada de 2016. A decisão sai na sexta-feira, em Copenhague.
Entretanto, Marculescu evitou especular sobre um possível efeito do cancelamento na candidatura olímpica carioca. "Só posso falar o que sei sobre o meu esporte, e o que sei é que não haverá Copa do Mundo no Rio pelos próximos quatro anos. A Olimpíada é uma coisa diferente, e eles têm propostas muito boas para os esportes aquáticos", disse o dirigente.
Sem o Rio, a Copa do Mundo deste ano terá apenas cinco etapas, em Durban (África do Sul), Moscou, Estocolmo, Berlim e Cingapura. Entre 2010 e 2013 serão sete etapas, em Berlim, Estocolmo, Moscou, Dubai, Cingapura e duas cidades ainda a serem definidas, na China e no Japão.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Deixe sua opinião