A torcida do Coritiba torcendo para os rivais Atlético e Paraná Clube e os rubro-negros achando bom se o time perder em plena Arena da Baixada. Essa situação estranha está acontecendo na antepenúltima rodada do Brasileirão entre os torcedores dos times do Paraná. Até a Torcida Organizada Os Fanáticos confessa que quer ver o Atlético perdendo para prejudicar o Coritiba. A partida de domingo entre Atlético e São Caetano, às 16h na Arena da Baixada, interessa muito ao time do Coritiba, já que uma vitória do Furacão segura a equipe paulista com 47 pontos. Se o Coritiba vencer o Atlético-MG, também domingo às 16h no Mineirão, o alviverde deixa temporariamente a zona de rebaixamento.

CARREGANDO :)

Essa situação criou muita polêmica durante a semana. O presidente do Coritiba, Giovani Gionédis, declarou que o Atlético vai entregar a partida para o São Caetano para prejudicar o rival. Procurado pela reportagem da Gazeta do Povo Online, o presidente do conselho deliberativo do Atlético, Mário Celso Petraglia, disse que não tem nada a declarar sobre o assunto.

O zagueiro Paulo André, do Furacão, foi incisivo. "A gente vai ajudar o Atlético. O Coritiba que se ajude sozinho. Sempre vamos tentar vencer todas as partidas que disputamos", enfatizou o atleta.

Publicidade

Já o volante Reginaldo Nascimento, do Coritiba, amenizou a polêmica. "Eu sou jogador de futebol, é essa minha profissão. Acredito no profissionalismo do jogador e tenho certeza de que em campo cada um fará o máximo para a vitória do seu time".

Porém, o capitão alviverde deixou no ar um argumento que pode ser decisivo nessa polêmica. "Eu disse que acredito no jogador, no homem. Agora, se vier uma ordem de cima, dos seus superiores (os dirigentes), a situação pode mudar de figura e aquele profissionalismo que falei pode ir por água a baixo. Aí sim eles podem entregar o jogo", conclui Nascimento.

Fanáticos

Os torcedores do Atlético têm outra opinião sobre o assunto. De acordo com Drauzio Cordeiro, o Lombriga, membro da torcida organizada os Fanáticos, a facção toda irá torcer para o Atlético perder a partida.

"O Atlético tem que perder, esse papinho de ajudar o futebol paranaense é conversa fiada. O verdadeiro torcedor atleticano só quer o bem do nosso time e o resto que se exploda. No ano passado eles aplaudiram o gol do Santos no Couto Pereira e agora vão ver o que é bom", declarou fazendo referência à reta final do Brasileirão de 2004 quando o Coritiba perdeu para o Santos e não ajudou o Atlético que disputava com o time paulista o título nacional.

Publicidade

CoriAção

Em relação a esse assunto, o presidente do Movimento CoriAção, Luiz Carlos B. Júnior, discorda. "Naquele jogo, os jogadores do Coritiba se esforçaram muito, mas não tiveram competência para ganhar. Além disso, o título não foi decidido naquela partida, mas sim na derrota do Atlético para o Vasco e no empate com o Grêmio. Foram nesses jogos que o Atlético jogou o título fora.", disse Júnior.

Entretanto, segundo o torcedor, a maioria dos torcedores acredita que o Atlético vai facilitar o jogo. "Acho que uns 90% dos torcedores acreditam que eles vão entregar o jogo. Em fóruns de discussão pela internet e nos sites das torcidas, os caras (atleticanos) já estão falando disso há muito tempo. Todos os atleticanos querem que o time entregue".

"Enquanto eles (Coxa) torciam para nós não sermos campeões brasileiros, agora a gente torce para eles caírem para a segunda divisão", ironizou Cordeiro. No entanto, O retrospecto do Atlético na Arena é favorável para o Coritiba. Há 16 partidas o rubro-Negro não perde diante da sua torcida.

Mesmo sem ter a certeza da vitória do Atlético sobre o São Caetano, a torcida do Coritiba analisa a situação de outra forma. "Estamos focados no Coritiba e torcendo jogo a jogo. A nossa união está dando resultado e no jogo deste domingo, contra o Atlético-MG, vamos apoiar e torcer como nunca", disse.

Publicidade

Você prefere que o Atlético vença o São Caetano ou perca para prejudicar o Coxa?

Torcedor Coxa, você vai torcer para que o Atlético vença o São Caetano?