Paranaense de Futebol Americano pode sair em breve
Sob a direção dos clubes de Curitiba, a Federação Paranaense de Futebol Americano já está em funcionamento e o primeiro passo da entidade é viabilizar o primeiro Estadual da modalidade. Os dirigentes procuram não falar em prazos, porém afirmam que a ordem é tornar um sonho antigo e então distante em uma realidade em, no máximo, seis meses. Além dos Brown Spiders e dos Crocodiles, o Paraná possui as equipes do Curitiba Hurricanes, do Ponta Grossa Tigers e do Ponta Grossa Black Knights, do Foz do Iguaçu Black Sharks, do Maringá Pyros, do Londrina Bristol Backs, e do Paranavaí Pioneers.
"Representantes no Paraná nós temos, a ideia inicial é fazer o campeonato em dezembro, mas até lá estaremos no Torneio Touchdown e até lá os demais terão tempo para comprarem os equipamentos e se prepararem. A situação está caminhando passo a passo, estamos passando uma exigência após a outra e esperamos tornar o campeonato viável", comentou Rodrigo Proença.
Oito equipes de Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Distrito Federal começam nesta sábado a disputa do Torneio Touchdown de Futebol Americano, competição que dá início ao sonho de tornar a modalidade uma febre também no Brasil. Os representantes paranaenses Curitiba Brown Spiders e Barigui Crocodiles são favoritos ao título do torneio "full pad", com equipamentos da Riddell, a mesma marca dos times da liga americana NFL.
Os primeiros a entrarem em campo serão os Aranhas Marrons, neste domingo, contra o Joinville Gladiators, fora de casa. Mais do que a maior experiência com o equipamento oficial, os curitibanos colocam à prova no Torneio Touchdown a sua invencibilidade e o desejo de viabilizar um Campeonato Brasileiro em 2010, dobrando o número de participantes.
"Nós temos o equipamento há mais tempo que os demais, mas o importante é a própria realização do torneio. A ideia nasceu com aquele nosso jogo (em outubro de 2008) contra os Crocodiles aqui em Curitiba. Pessoal de São Paulo veio, assistiu e nos reunimos em torno deste objetivo. Eles compraram os equipamentos, se prepararam e agora começaremos a competir. Tivemos recentemente o Pantanal Bowl, que também foi full pad, e a motivação em torno do futebol americano só vem aumentando", disse Rodrigo Proença, jogador e dirigente dos aracnídeos, à Gazeta do Povo.
A primeira fase do Torneio Touchdown será disputada de forma regional. Foram montadas três chaves: na Divisão Oeste estão o Cuiabá Arsenal-MT e os Tubarões do Cerrado-DF; na Leste aparecem São Paulo Storm, Sorocaba Vipers-SP e Rio de Janeiro Imperadores; e na Sul estão os Brown Spiders, os Crocodiles e o Joinville Gladiatores. Todos os times jogam entre si em partidas de ida e volta e os três vencedores de cada divisão, mais o melhor segundo colocado, disputam o quadrangular final, em São Paulo.
"Os Brown Spiders têm mais experiência, são de um clube mais antigo que o nosso, mas acredito que depois dos nossos jogos neste ano o nosso encontro será bem mais equilibrado agora. Esperamos derrotá-los pela primeira vez", comentou o diretor administrativo e jogador do Barigui Crocodiles, Ademir Castro. O time conta com o reforço do Curitiba Centurions, equipe que acabou absorvida e que hoje compõe o grupo de 62 atletas do time que treina no Parque Barigui.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares