Chile e Equador classificados; Uruguai na repescagem
A última rodada das Eliminatórias sul-americanas, ontem, foi emocionante. Chile e Equador se juntaram na Copa a Argentina e Colômbia. Já o Uruguai irá disputar a repescagem com a Jordânia.
Em Santiago, chilenos e equatorianos precisavam de apenas um empate para que ambos se classificassem independentemente de outros resultados, mas os donos da casa não quiseram saber de "jogo de compadre" e venceram por 2 a 1, com gols de Alex Sánchez e Medel ainda no primeiro tempo; Caiedo descontou, na etapa complementar. Com a mesma pontuação do Uruguai (25), o Equador avançou diretamente ao Mundial por ter um melhor saldo de gols.
Em Montevidéu, a vitória por 3 a 2 sobre os reservas da Argentina, no Estádio Centenário, não foi suficiente para a classificação direta dos uruguaios que, pela quarta vez consecutiva, terão de jogar a repescagem.
Cristian Rodríguez abriu o placar para os donos da casa. Maxi Rodríguez empatou para a Argentina. Ainda no primeiro tempo, Suarez ampliou para o Uruguai, mas Rodríguez novamente igualou. A vitória veio aos cinco minutos do segundo tempo, com Cavani. A Colômbia bateu o já eliminado Paraguai por 2 a 1, fora de casa. Até o fechamento desta edição, não havia se encerrado a partida entre Peru e Bolívia, em Lima, confronto que encerria o classificatório continental.
Da Redação
Atual campeã mundial, a Espanha sacramentou, ontem, sua presença na Copa de 2014. Precisando apenas de um empate, a Roja não deu margem para sustos e derrotou a Geórgia por 2 a 0, em Albacete. Com os gols de Negredo e Juan Mata, os espanhóis terminaram em primeiro lugar no Grupo I, com 20 pontos.
Assim, mesmo vencendo a Finlândia por 3 a 0, a França ficou com 17 pontos, na vice-liderança do grupo, e vai para a repescagem continental, em que oito seleções concorrem às quatro últimas vagas para o torneio.
Outras três equipes do Velho Continente carimbaram ontem o passaporte para o Mundial no Brasil: Inglaterra, Rússia e a Bósnia esta classificada para sua primeira Copa do Mundo. A Rússia, comandada por Fábio Capello, fez o mínimo que precisava para garantir o primeiro lugar do Grupo F: empatou por 1 a 1 com o Azerbaijão, fora de casa, e terminou as Eliminatórias com 22 pontos, um a mais que Portugal. Os russos não participam de um Mundial desde 2002, quando foram eliminados na primeira fase. Aos portugueses, que ontem venceram Luxemburgo por 3 a 0, restou também a repescagem.
No Grupo H, A Inglaterra garantiu presença em seu 14.º Mundial depois de ter dificuldades para vencer a Polônia, jogando em Londres. O placar terminou 2 a 0 para os ingleses, com gols de Rooney e Gerrard, o que lhes garantiu a liderança da chave com 22 pontos. O segundo lugar ficou com a Ucrânia, que goleou San Marino por 8 a 0, terminando as eliminatórias com 21 pontos. Agora, os ucranianos aguardam o sorteio da repescagem, na próxima segunda-feira.
Já no Grupo G, a Bósnia derrotou a Lituânia por 1 a 0, fora de casa, com gol de Ibisevic, e ficou com os mesmos 25 pontos que a Grécia, mas com vantagem no saldo de gols. Assim, os gregos, que ontem venceram Liechtenstein por 2 a 0, também vão para a repescagem.
Espanha, Inglaterra, Rússia e Bósnia reúnem-se a outros cinco times da Europa já garantidos no Mundial do Brasil: Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda e Suíça. Os oito melhores segundos colocados dos nove grupos (Croácia, Suécia, Romênia, Islândia, Portugal, Grécia, Ucrânia e França) têm, entre os dias 15 e 19 de novembro, uma chance derradeira de assegurar espaço na Copa do ano que vem.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego