Liu Xiang não tem conseguido se recuperar do abandono nos Jogos de Pequim| Foto: Fabrice Coffrini / AFP

A federação chinesa de atletismo pode oferecer ajuda psicológica para que Liu Xiang supere o trauma de abandonar a final dos 110 metros com barreiras nos Jogos de Pequim, em que tentava o bicampeonato olímpico. Liu passou de maior esperança da torcida chinesa a grande fracasso dos Jogos ao abandonar a prova, ainda nas eliminatórias, em razão de uma tendinite crônica no tendão de Aquiles.

CARREGANDO :)

"O problema de Liu não está só no tendão de Aquiles. Também há uma grande sombra em sua mente. Conseguiremos um psicólogo para ele se necessário", comentou o treinador da seleção, Feng Shuyong, ao jornal "China Youth Daily".

O atleta chegou a tentar dar a largada na prova, mas desistiu depois que um de seus adversários queimou a saída. O atleta só vestiu a camisa da prova no último instante e puxava a perna o tempo todo, mostrando não ter condições de correr.

Publicidade

"O incidente nos Jogos já completou 70 dias. Liu aparenta ter superado, mas a lembrança daquilo ainda é algo muito grande para ele", comentou o técnico.

Feng deu as declarações no mesmo dia em que o ex-recordista mundial dos 110 metros com barreiras viajou aos Estados Unidos em busca de tratamentos para a lesão, que constantemente o atrapalha. Além de abandonar a disputa na capital chinesa, Liu ainda perdeu a melhor marca mundial e o ouro para o cubano Dayron Robles, seu grande rival.

O atleta, de 25 anos, percorrerá três cidades dos EUA para ouvir cinco terapeutas. Uma de suas escalas será Houston, onde encontra o compatriota Yao Ming, pivô do Houston Rockets.