Atualizado 20/02/06, às 18h06
O gol polêmico do empate do Rio Branco contra o Nacional, em Rolândia, deverá ter desdobramentos ainda nesta semana. A bola entrou por fora das traves, mas o árbitro Ito Dari Ranov e seu auxiliar validaram o gol de Rodrigo. O presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Onaireves Moura, afirmou que somente após analisar a súmula da partida irá definir o desfecho do caso.
"Estamos aguardando a chegada da súmula para junto com o Afonso Vitor (presidente da Comissão de Arbitragem) definirmos o que será feito", explicou Moura. O presidente da Comissão de Arbitragem foi procurado pela reportagem, mas não quis se manifestar sobre o assunto.
Moura não adiantou se o árbitro Ito Dari Ranov será punido e como, se acontecer, será a punição. Somente depois da análise da súmula a cúpula da FPF irá se manifestar. No entanto, o presidente da Federação descartou a anulação da partida para ser realizada novamente. "Essa possibilidade não existe".
No ano passado, um lance semelhante causou muita polêmica. O ex-árbitro José Francisco de Oliveira, o "Cidão", validou um gol do Atlético contra o Império do Futebol que a bola não entrou. Entre Nacional e Rio Branco a situação se repetiu para desespero e revolta dos jogadores do time da casa.
Defesa
O árbitro Ito Dari Ranov, em entrevista à Rádio CBN, afirmou que está muito triste com o erro que cometeu na partida entre Nacional e Rolândia. "Assisti aos programas esportivos pela televisão e realmente vi que a bola entrou por fora. Mas a hora tomamos outra decisão, infelizmente o erro aconteceu", afirmou Ranov.
"É um lance que deixa manchada a minha carreira, mas vou esperar o que vai acontecer", explicou o árbitro, que disse que conversou com o presidente da Comissão de Arbitragem Afonso Vitor e espera a definição da FPF.
O assistente Paulo César Beskow, que também validou o gol, reconheceu o grave erro. "Na hora tive total convicção que a bola tinha entrado, mas pela televisão vi que foi por fora da rede. Estou muito chateado com isso", afirmou Beskow que assim como o árbitro vai esperar o desenrolar dos acontecimentos.
Na sua opinião, como está o nível e a credibilidade da arbitragem no Campeonato Paranaense?
STF abre brecha para anulação de milhares de condenações por improbidade administrativa
“ADPF das Favelas” caminha para o fim, mas deixa precedentes graves de ativismo judicial pelo STF
A ousadia do crime organizado
Trump confirma Musk em órgão de eficiência governamental e fala em novo “Projeto Manhattan”