• Carregando...

Confirmando a temporada brilhante de Roger Federer em 2006, a ATP oficializou nesta segunda-feira o número 1 do mundo como o melhor tenista da última temporada. O suíço venceu quatro dos sete prêmios distribuídos pela entidade que controla o Circuito Mundial de tênis.

Além do prêmio de melhor jogador do ano, Federer, que conquistou 12 títulos na temporada (três em torneios do Grand Slam), também foi agraciado com o troféu Stefan Edberg de esportividade, o prêmio humanitário Arthur Ashe e o título de tenista preferido dos internautas, por votação no site da ATP.

O prêmio Stefan Edberg, concedido após eleição feita entre os próporios tenistas que disputam o Circuito Mundial, foi para Federer pelo terceiro ano seguido. Apenas três tenistas foram premiados nesta categoria em três temporadas seguidas. Stefan Edberg (1988 a 1990) e Patrick Rafter (1999 a 2001) foram os outros.

O prêmio Arthur Ashe foi concedido, em grande parte, por causa da Fundação Roger Federer, que realiza trabalho humanitário na África do Sul desde 2004, oferecendo assistência escolar e residencial e duas refeições por dia a 30 crianças do bairro pobre de New Brighton. O número 1 do mundo, embaixador da boa vontade para as Nações Unidas, visitou sobreviventes do tsunami no sudeste da Índia no fim de 2006.

Confira algumas das marcas de Federer em 2006

- Primeiro jogador da Era Aberta (desde 1968) a vencer pelo menos dez eventos em três anos seguidos- Primeiro jogador a disputar todas finais de Grand Slam desde Rod Laver, em 1969- Foi a 16 finais em 17 torneios disputados- Venceu 92 partidas- Primeiro jogador da história a faturar US$ 8 milhões em uma temporada- Conquistou seu terceiro título da Masters Cup

Outros prêmios concedidos pela ATP

Time de duplas do anoBob e Mike Bryan

Jogador que mais evoluiuNovak Djokovic

Novato do anoBenjamin Becker

Retorno do anoMardy Fish

Dupla favorita dos fãsBob e Mike Bryan

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]