• Carregando...
Roger Federer vibrou muito com o triunfo sobre Nadal: “Sempre soube que poderia bater Rafa” | Toby Melville/ Reuters
Roger Federer vibrou muito com o triunfo sobre Nadal: “Sempre soube que poderia bater Rafa”| Foto: Toby Melville/ Reuters

Baixa

Andy Murray desiste do ATP Finals

Depois de ser derrotado pelo espanhol David Ferrer na estreia do ATP Finals, na segunda-feira, Andy Murray anunciou ontem a sua desistência do torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada em Londres. Ele alegou uma lesão na virilha como motivo para a sua decisão.

Atrapalhado pela contusão e também por dores no quadril, o britânico caiu por 2 sets a 0 diante de Ferrer e chegou a pedir atendimento médico durante o confronto. Ao justificar a sua desistência, ele ressaltou que não quer provocar mais "danos" a si próprio e "estragar" a sua futura preparação para o Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam de 2012, que será realizado em janeiro.

Janko Tipsarevic irá substituir o britânico já no jogo contra o checo Tomas Berdych, nono no ranking, pela segunda rodada do Grupo A, hoje. "É uma decisão realmente difícil de tomar porque [o ATP Finals] é um dos melhores torneios no ano para se jogar e você também trabalha o ano todo para jogar aqui", lamentou Murray.

Agência Estado

Historicamente, o espanhol Rafael Nadal leva grande vantagem no confronto contra o suíço Roger Federer, de quem já ga­­nhou 17 vezes na carreira. Dessa vez, porém, foi Federer quem levou a melhor. Com uma grande atuação ontem, em Londres, ele derrotou Nadal por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/0, em apenas 1 hora de jogo, e somou a sua nona vitória sobre o rival. Assim, também garantiu vaga antecipada nas semifinais do ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada.

Como havia vencido o francês Jo-Wilfried Tsonga na estreia do torneio, Federer lidera o Grupo B e, independentemente dos resultados da última rodada, já assegurou sua vaga nas semifinais como o primeiro colocado da chave. Afinal, Tsonga ganhou do norte-americano Mardy Fish por 2 sets a 0 – parciais de 7/6 (7/4) e 6/1 –, também nesta terça, e divide a segunda posição com Nadal, ambos com uma vitória cada, sendo que eles vão se enfrentar amanhã para ver quem será o outro classificado – no mesmo dia, Federer ainda encara o eliminado Fish.

A campanha em Londres reflete o ótimo momento do suíço, que vem embalado por dois títulos seguidos, no Torneio da Basileia e no Masters 1000 de Paris, e desponta como principal favorito para ser campeão. "Foi um grande jogo para mim, do início ao fim. Eu sempre soube que poderia bater Rafa" comemorou Federer.

Enquanto o suíço está embalado neste final de temporada, Nadal vem sofrendo com problemas físicos. Assim, o número 2 do mundo foi uma presa fácil para o suíço, que ocupa atualmente o quarto lugar no ran­­king. Além de levar um "pneu" no segundo set (6/0), o espanhol sofreu a sua pior derrota em 26 jogos já realizados entre eles. Mas, apesar da contundente derrota, ele ainda tem chances de classificação para as semifinais do torneio inglês: basta vencer Tsonga amanhã.

A rodada de hoje terá a estreia do sérvio Janko Tipsarevic, 9.º do mundo, contra o tcheco Tomas Berdych, no Grupo A (leia mais ao lado). No outro jogo, o líder do ranking, o sérvio Novak Djokovic encara David Ferrer.

Ao vivo

ATP Finals, às 12 h e 18 h, no SporTV2

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]