Dono de cinco títulos do US Open, o suíço Roger Federer não teve dificuldades para avançar na sua partida de estreia no Grand Slam nova-iorquino. Na noite de segunda-feira (32), o número 2 do mundo derrotou o argentino Brian Dabul, 96º colocado do ranking da ATP, por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 6/4 e 6/2, em 1 hora e 33 minutos.
A vitória na estreia do US Open garantiu a classificação de Federer ao ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada, e que neste ano será realizado na cidade de Londres, em novembro. Antes dele, apenas o espanhol Rafael Nadal havia garantido presença neste torneio.
Este foi o primeiro confronto de Federer com Dabul. E o suíço também terá um duelo inédito na segunda rodada do US Open. Ele irá enfrentar o alemão Andreas Beck, que eliminou o compatriota Michael Berrer (7/6 (7/3), 6/3 e 6/1)
Federer teve o domínio total do primeiro set e conseguiu quebras de serviço no quarto e no sexto games, fechando a disputa em 6/1. A segunda parcial foi mais equilibrada. O suíço conseguiu uma quebra de serviço no terceiro game, mas desperdiçou nove break-points e chegou a ter o seu serviço ameaçado.
O suíço venceu por 6/4 e a parcial ficou marcada por uma jogada sensacional no nono game. Federer definiu o ponto com um golpe em que rebateu a bola de costas e por baixo das pernas. Em 2009, o suíço havia realizado jogada semelhante na semifinal do US Open contra Novak Djokovic.
O terceiro set seguiu equilibrado até o quinto game, quando Federer conseguiu sua primeira quebra de serviço. Depois, obteve nova quebra no sétimo game e fechou o set em 6/2 e a partida em 3 sets a 0 com o seu 18º ace no duelo com Dabul.
Hewitt
Ex-número 1 do mundo e campeão do US Open em 2001, Lleyton Hewitt foi eliminado na sua estreia. Na noite de segunda-feira, ele foi derrotado pelo francês Paul-Henri Mathieu por 3 sets a 2, com parciais de 6/3, 6/4, 5/7, 4/6 e 6/1. Agora, Mathieu enfrentará o compatriota Guillaume Rufin.
Deixe sua opinião