Roger Federer parecia rumar para uma vitória tranquila no Masters 1.000 de Roma, mas esbarrou em uma grande atuação do letão Ernests Gulbis, permitiu a virada do tenista da Letônia e acabou eliminado logo na estreia. Por 2/6, 6/1 e 7/5, em 2h03m, o número 40 do mundo avançou à terceira rodada do torneio italiano.

CARREGANDO :)

Considerado um dos maiores talentos revelados nos últimos anos, o perigoso e inconsistente letão de 21 anos desperdiçou seis match points - dois deles, com duplas faltas - antes de fechar a partida desta terça-feira. Gulbis enfrentará na próxima rodada o vencedor do jogo entre o italiano Filippo Volandri e o francês Julien Benneteau.

Federer domina no início

Publicidade

Gulbis começou a partida arriscando bastante, tentando devoluções vencedoras e golpes indefensáveis do fundo de quadra. A tática não deu certo, já que Federer se mostrava sólido, cometendo poucos erros. O suíço preferiu esperar por falhas do adversário, que cometia muitos erros não forçados, e se deu bem. Com duas quebras de saque, o número 1 do mundo fechou o primeiro set em 6/2.

O letão voltou mais comedido para o segundo set, forçando menos as jogadas. Foi Federer, então, que começou a errar. Instável com a direita, seu melhor golpe, o suíço fez apenas um game na parcial e permitiu que o adversário, que encontrou um ótimo ritmo com seu serviço, forçasse a parcial decisiva.

O terceiro set foi o mais equilibrado, e a igualdade durou até o quinto game, quando o número 1 do mundo não conseguiu confirmar seu saque. Gulbis abriu 4/2, e a torcida, vendo a zebra cada vez mais perto, decidiu empurrar o suíço. Sob gritos de "Roger! Roger!", Federer salvou dois match points no nono game, quando sacava, e as chances desperdiçadas abalaram Gulbis.

O letão teve mais quatro match points com seu saque, no décimo games, mas perdeu todos com erros não forçados - dois, com duplas faltas. Quando tudo indicava que o número 1 do mundo tomaria controle do jogo, Federer vacilou mais uma vez. Cometendo seguidos erros não forçados, o suíço cedeu nova quebra, e desta vez Gulbis não vacilou mais.