Em mais um duelo tranquilo na Basileia, Roger Federer superou o francês Paul-Henri Mathieu por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/4, neste sábado, e confirmou sua presença na final do torneio suíço.
O líder do ranking vai buscar seu sexto título em casa na decisão contra o argentino Juan Martín Del Potro, domingo, que eliminou também com facilidade outro tenista da França, Richard Gasquet, por duplo 6/2.
Além de alcançar mais uma final, o suíço alcançou a marca histórica de 875 vitórias, igualando campanha do norte-americano John McEnroe. Se vencer a decisão, no domingo, ficará isolado em quarto lugar em número de triunfos na história do tênis, atrás somente do argentino Guillermo Vilas, do tcheco Ivan Lendl e do também americano Jimmy Connors.
Na segunda semifinal deste sábado, Federer teve pouco trabalho para superar Mathieu. Com grande eficiência no saque, não teve o fundamento ameaçado em nenhum momento da partida. Foram 10 aces e 80% de aproveitamento quando jogou com o primeiro serviço. Assim, converteu duas das quatro chances de quebra cedidas pelo francês, uma em cada set, e fechou a partida com tranquilidade, após 1h26min.
Na final deste domingo, Federer entrará em quadra embalada pelo retrospecto positivo contra Del Potro. São 13 vitórias em 15 jogos. O último revés aconteceu em 2009. Desde então, foram sete triunfos consecutivos, seis deles somente neste ano.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp