O suíço Roger Federer sofreu muito nesta quinta-feira, mas conseguiu garantir vaga na terceira rodada de Roland Garros. Diante do argentino Jose Acasuso, o número 2 do ranking da ATP teve de salvar set points, jogar dois tie-breaks e ficar em quadra por 2h35min, para vencer por 3 sets a 1, com parciais de 7/6 (10/8), 5/7, 7/6 (7/2) e 6/2.
Com o resultado, Federer mantém vivo o sonho de conquistar seu primeiro título no Grand Slam francês - ele foi vice-campeão nas três últimas edições, sempre perdendo para o espanhol Rafael Nadal na decisão.
A vitória desta quinta-feira foi marcada pelo poder de reação do suíço, aliado aos erros de Acasuso em momentos decisivos. No primeiro set, depois de empate por 6 a 6, o jogo foi para o tie-break. O argentino chegou a ter 6 a 3, mas levou a virada - Federer fechou o desempate em 10/8.
Na segunda parcial, Acasuso conseguiu se impor. Contando com muitos erros não forçados do rival, o argentino fechou em 7/5. Embalado pelo bom desempenho, ele abriu vantagem de 4 a 0 no terceiro set, e sacou para fechar em 5/2 e 5/4, mas não aproveitou as oportunidades.
Diante de um adversário claudicante em quadra, Federer voltou para a partida. No tie-break, venceu com facilidade por 7/2. No quarto set, com Acasuso entregue, o suíço não teve problemas para fazer 6/2, espantando o que seria a maior zebra do torneio francês até o momento.
O adversário de Federer na terceira rodada sairá do confronto entre o francês Paul-Henri Mathieu, cabeça-de-chave número 32, e o espanhol Pablo Andujar.
Além do suíço, seis tenistas garantiram, nesta quinta-feira, um lugar na terceira rodada. O argentino Juan Martin del Potro, número 5 da ATP, despachou o sérvio Viktor Troicki por 3 a 0, com parciais de 6/3, 7/5 e 6/0. Ele enfrentará o russo Igor Andreev, que passou pelo também argentino Martin Vassallo Arguello em cinco sets, com 1/6, 7/5, 5/7, 6/3 e 6/4.
Outro confronto da terceira rodada será entre o experiente espanhol Tommy Robredo - que venceu o compatriota Daniel Gimeno-Traver por 3 a 0, com 6/4, 6/4 e 6/3 - e o argentino Máximo Gonzalez, que surpreendeu o italiano Andreas Seppi também em três sets, com 7/6 (10/8), 6/3 e 6/3.
O russo Nikolay Davydenko, décimo cabeça-de-chave, foi a quadra para terminar o confronto com o argentino Diego Junqueira, interrompido na quarta devido à falta de luz natural. O favorito confirmou sua condição em quatro sets, de virada, com 4/6, 6/3, 6/0 e 6/2.
Para a torcida francesa, o dia começou bem, com a vitória do ascendente Jeremy Chardy sobre o italiano Simone Bolelli. Candidato a novo ídolo local, ele precisou de cinco sets para levar a partida, com parciais de 6/2, 6/3, 4/6, 4/6 e 6/1
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia