O suíço Roger Federer não teve problemas para confirmar o seu favoritismo e assegurar vaga, nesta sexta-feira, nas oitavas de final de Roland Garros. Cabeça de chave número 3 do Grand Slam francês, ele bateu o sérvio Janko Tipsarevic por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 6/4 e 6/3, em 1h30min de confronto.
Com o triunfo diante do atual 32.º colocado do ranking mundial, Federer terá pela frente na próxima fase o ganhador do duelo entre o seu compatriota Stanislas Wawrinka e o francês Jo-Wilfried Tsonga, também programado para esta sexta.
Campeão de Roland Garros em 2009 e eliminado nas quartas de final no ano passado, Federer alcança as oitavas pelo sétimo ano consecutivo em Paris.
Essa foi a quarta vitória do recordista de títulos de Grand Slam em quatro jogos contra Tipsarevic, que em 2008 chegou a travar uma partida de cinco sets contra o suíço no Aberto da Austrália. Nesta sexta, porém, Federer foi absoluto no saibro parisiense.
Com dez aces e 84% de aproveitamento dos pontos que disputou quando usou o seu primeiro saque, o tenista da Suíça converteu cinco dos seis break points concedidos pelo adversário, que não aproveitou a única chance de quebra que teve na partida. Federer também contabilizou 37 winners, contra 16 do seu rival, fato que compensou os seus 20 erros não-forçados diante dos 13 do sérvio.
No mesmo lado da chave e na rota direta de Federer em Roland Garros, o espanhol David Ferrer, sétimo cabeça de chave, também assegurou sua classificação às oitavas de final com facilidade em outro duelo já encerrado nesta sexta. Ele bateu o ucraniano Sergiy Stakhovsky por 3 sets a 0, parciais de 6/1, 6/1 e 6/3.
Desta forma, Ferrer jogará por um lugar nas quartas de final contra o ganhador do confronto entre o francês Gael Monfils, nono cabeça de chave, e o belga Steve Darcis, que será realizado também nesta sexta. Caso volte a vencer nas oitavas, o espanhol terá pela frente na fase seguinte o ganhador do duelo entre Federer e Wawrinka ou Tsonga.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia