Roger Federer comemora vitória sobre Yen-hsun Lu na estreia do Aberto de Xangai| Foto: AFP

Sem sobressaltos, Roger Federer derrotou Yen-Hsun Lu, de Taiwan, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/5, nesta quarta-feira, em sua estreia no Masters 1000 de Xangai. O número 1 do mundo fará um confronto suíço com Stanislas Wawrinka, com quem foi campeão olímpico em duplas nos Jogos de Pequim, nas oitavas de final.

CARREGANDO :)

Se vencer o compatriota, Federer assegura a permanência no topo do ranking, cobiçado pelo sérvio Novak Djokovic. O atual número dois do mundo só subirá na lista da ATP se vencer o torneio e se o suíço for eliminado antes das quartas de final. Também nesta quarta-feira, o sérvio precisou de apenas 54 minutos para superar o búlgaro Grigor Dimitrov por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, e também garantir vaga nas oitavas de final.

Na busca por manter a liderança do ranking, Federer tem enfrentado condições adversas em Xangai, por conta da ameaça de morte recebida há algumas semanas. A organização do torneio reforçou a segurança em torno do tenista, que não esconde o desconforto com a situação, apesar de ter minimizado as ameaças.

Publicidade

Em sua estreia, Federer deixou a preocupação de lado e praticamente não deu chances ao rival de Taiwan. Com 93% de aproveitamento quando jogou com o primeiro serviço, o suíço teve o saque ameaçado em apenas uma oportunidade, não convertida pelo adversário.

Mais consistente, Federer faturou uma quebra de saque no sexto game e encaminhou o set inicial com facilidade, em razão das falhas do rival - foram 34 erros não forçados em toda a partida.

A segunda parcial foi mais equilibrada. O tenista de Taiwan passou a cometer menos erros e exigiu mais esforço do suíço, que só obteve a quebra de saque no 11º game, antes de sacar para fechar o jogo, em 1h20min.