| Foto: Evandro Veiga/ Agência O Dia/ Folhapress

Um buraco na cobertura da Fonte Nova

O consórcio que administra a Arena Fonte Nova atribuiu a um "erro humano" o acidente que causou o rompimento de uma das 36 membranas que recobrem a cobertura do estádio. Na manhã de ontem, uma destas membranas cedeu à pressão da água acumulada no teto, após chuva constante em Salvador, e abriu um buraco na cobertura. O acidente ocorreu dois dias antes de o estádio ser entregue à Fifa para a Copa das Confederações. Depois da chuva, a água se acumulou na base – ponto de ligação entre a lona e a estrutura de concreto do estádio – de três das membranas, localizadas no setor leste do complexo. Uma delas não suportou o peso e cedeu. Nas outras duas, funcionários foram deslocados para fazer a drenagem usando baldes de água. Não houve feridos. Segundo o diretor de engenharia do consórcio Fonte Nova, José Luís Góes, houve um recente processo de checagem da cobertura, por causa da chuva que vem caindo desde o mês passado sobre a cidade, e algum funcionário enrolou um pedaço da lona que faz o escoamento da água. O procedimento, de acordo com ele, fez com que a água ficasse represada no local.

CARREGANDO :)

Pré-lista

Dos 26 chamados pela Espanha, 3 ainda serão cortados.

Goleiros – Iker Casillas (Real Madrid), Victor Valdés (Barcelona) e Pepe Reina (Liverpool-ING)

Defensores – Arbeloa (Real Madrid), Sergio Ramos (Real Madrid), Albiol (Real Madrid), Piqué (Barcelona), Jordi Alba (Barcelona), Azpilicueta (Chelsea-ING) e Ignacio Monreal (Arsenal-ING)

Meio-campistas – Xavi (Barcelona), Busquets (Barcelona), Iniesta (Barcelona), Fábregas (Barcelona), Xabi Alonso (Real Madrid), Cazorla (Arsenal-ING), Javi Martínez (Bayern de Munique-ALE), Javi García (Manchester City-ING), Etxebarria (Betis) e Jesús Navas (Sevilla)

Atacantes – David Silva (Manchester City-ING), Pedro Rodríguez (Barcelona), David Villa (Barcelona), Mata (Chelsea-ING), Fernando Torres (Chelsea-ING) e Soldado (Valencia)

O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, irritou-se ontem com o estafe do craque Neymar após ficar sabendo que o empresário do jogador queria organizar uma partida de despedida no próximo sábado, contra o Grêmio, na Vila Belmiro.

Publicidade

A ideia de Wagner Ribeiro era usar o duelo válido pela segunda rodada do Brasileiro para que o atacante, que vai jogar no Barcelona, pudesse se despedir de seus fãs.

Em reunião ontem com o coordenador-técnico da seleção, Carlos Alberto Parreira, Felipão definiu que o jogador não seria liberado para eventuais parceiros comerciais nem para entrevistas até o amistoso contra a Inglaterra, no domingo, no Maracanã.

A proposta do empresário também foi rejeitada pelo clube espanhol e por Neymar. "Não será possível jogar na Vila contra o Grêmio", disseo atacante.

Na noite desta terça-feira, a maioria dos atletas que disputarão a Copa das Confederações (entre 15 e 30 de junho) se apresenta no Rio de Janeiro. Logo após a chegada ao hotel, Neymar participará de reunião com Felipão e Parreira na qual será detalhado ao atleta o plano para diminuir o assédio sobre ele. No encontro, Neymar será informado de que deve ser liberado da seleção após o amistoso contra os ingleses para que possa se apresentar ao Barcelona.

Segundo a programação da CBF, o atacante voltará o Brasil na noite da próxima segunda-feira, para desembarcar em Goiânia e treinar com o time no dia seguinte.

Publicidade

A nova estrela do time catalão é uma das principais apostas da comissão técnica para a conquista da Copa das Confederações, que serve de evento-teste para a Copa de 2014. Apesar da pouca idade, o jogador de 21 anos é o artilheiro do grupo, com 20 gols em 32 jogos pela seleção.

No último sábado, o ex-santista anunciou a ida para o Barcelona. Logo após Neymar revelar sua transferência para a equipe, o clube catalão deu boas vindas ao atacante e o denominou como o "rei do século 21".

Hoje, os jogadores do Flu­mi­­nense (Fred, Diego Cavalieri e Jean) e do Atlético-MG (Réver e Bernard) não vão se apresentar ao treinador da equipe nacional. Eles foram liberados para jogar pelos seus clubes pela Libertadores. Nesta quarta-feira, o restante do elenco fará uma série de testes físicos e laboratoriais. O primeiro coletivo deve ser na sexta.

Espanha esboça lista; Itália corta ‘indisciplinado’

O técnico Vicente del Bosque divulgou ontem uma lista de 26 jogadores pré-convocados para a disputa da Copa das Confederações, de 15 a 30 de junho. A listagem trouxe 14 atletas de Barcelona e Real Madrid. Após a rodada final do Espanhol, sábado, o treinador deverá anunciar uma lista final de 23 jogadores que virão ao Brasil. Antes disso, os atuais campeões mundiais farão dois amistosos nos EUA. Um contra o Haiti, no dia 8 de junho, e outro contra a Irlanda, em Nova York, três dias depois.

Publicidade

Etxeberria, meia do Betis, e os laterais Azpilicueta, do Chelsea, e Monreal, do Arsenal, foram as três principais novidades da lista. A Espanha integra o Grupo B do evento-teste da Fifa, ao lado de Uruguai, Taiti e Nigéria. A estreia será no dia 16 de junho contra os uruguaios, no Recife.

Itália

O técnico da Itália, Cesare Prandelli, cortou o atacante Pablo Osvaldo da seleção que disputará a Copa das Confederações. A dispensa foi motivada pelos insultos do atleta a seu técnico na Roma, Aurelio Andreazzoli. O jogador havia ficado inconformado por ter começado na reserva a decisão da Copa da Itália, perdida para a Lazio (1 a 0).