O técnico Luiz Felipe Scolari vai testar Robinho, Willian e Marquinhos; técnico mostrou irritação ao responder sobre Diego Costa| Foto: Antonio Lacerda/EFE

Polêmica

Comparação com Diego Costa irrita Luiz Felipe Scolari

O técnico Luiz Felipe Scolari ficou irritado ontem com perguntas sobre a opção de Diego Costa de disputar o Mundial pela Espanha. Ao ser indagado sobre a diferença entre a sua decisão de trocar o Brasil por Portugal em 2002, depois de conquistar o pentacampeonato com a seleção, e a de Diego Costa, o treinador classificou a pergunta de "ridícula" e ameaçou abandonar a entrevista coletiva no Rio. "Não faça uma pergunta ridícula que vai ser meio chato. É uma desconexão total o que você está perguntando", afirmou, se levantando da cadeira, mas sentando de novo. Antes do início da coletiva, a assessoria de imprensa da CBF havia informado que o treinador não responderia a perguntas sobre a desconvocação de Diego Costa. Felipão teve de comparar a situação de Diego Costa com a de Deco e Pepe – brasileiros naturalizados portugueses chamados por ele quando chefiava a equipe lusitana. Irritado, Felipão disse que a diferença é que Diego Costa já jogou (amistosos) pelo Brasil.

Da Redação, com Folhapress

CARREGANDO :)

Convocados

Veja quem enfrenta Honduras, dia 16, e Chile, no dia 19 de novembro:

• Goleiros - Júlio César (QPR) e Victor (Atlético-MG).

• Zagueiros - David Luiz (Chelsea), Dante (Bayern de Munique), Thiago Silva (PSG) e Marquinhos (PSG).

• Laterais - Daniel Alves (Barcelona), Maicon (Roma), Marcelo (Real Madrid) e Maxwell (PSG).

• Volantes - Lucas Leiva (Liverpool), Hernanes (Lazio), Luiz Gustavo (Wolfsburg), Ramires (Chelsea) e Paulinho (Tottenham).

• Meias - Oscar (Chelsea) e Willian (Chelsea).

• Atacantes - Jô (Atlético-MG), Hulk (Zenit), Bernard (Shakhtar), Neymar (Barcelona) e Robinho (Milan).

Sem poder contar com Diego Costa, que preferiu defender a Espanha, o técnico Luiz Felipe Scolari resolveu dar uma chance a Robinho na seleção brasileira. O atacante de 29 anos, que não joga pelo Brasil desde agosto de 2011, foi a principal novidade na convocação de 22 jogadores feita ontem por Felipão, para os dois amistosos de novembro, contra Honduras, dia 16, em Miami (EUA), e Chile, dia 19, em Toronto (Canadá).

Publicidade

"Posso testar uma nova situação tática nesse amistoso com a presença de Robinho", explicou o treinador. "Pretendo aproveitar o Robinho pela sua qualidade técnica. Ele pode ser falso 9, pode ser 7, 11 [pelos lados do campo]. Em qualquer posição do meio para frente ele rende. É um jogador ousado. Pretendo que ele ouse, que dê qualidade técnica, alegria", continuou. O meia comemorou na internet dizendo que é "como se fosse a primeira vez" com a seleção.

Além do ex-santista, um dos líderes da seleção na campanha fracassada na Copa do Mundo de 2010, Felipão resolveu dar uma chance para Willian, meia de 25 anos que foi formado no Corinthians e trocou o Anzhi pelo Chelsea nesta temporada por 35 milhões de euros. Na seleção, ele deve fazer sombra a Oscar, seu companheiro de equipe em Londres. Pelo Brasil, só disputou dois jogos até hoje, nos amistosos contra Egito e Gabão, ambos em novembro de 2011.

Felipão já havia convocado cinco jogadores previamente, na semana passada, porque eles precisavam de maior tempo para obter vistos de entrada nos EUA e Canadá. Na lista estavam Daniel Alves, Hulk, Lucas Leiva, Diego Costa e o estreante Marquinhos, do PSG. Diego Costa foi cortado porque vai defender a Espanha. Já Marquinhos será testado. "É para observá-lo. Teve uma evolução quando jogou pela Roma", confirmou Felipão.

Depois de decepcionar no amistoso diante da Zâmbia em outubro, quando ganharam chance como titular, Alexandre Pato e Lucas ficaram fora. A situação é preocupante para o meia-atacante do PSG, que vinha sendo convocado seguidamente desde o título do Sul-Americano Sub-20, em fevereiro de 2011, e é excluído exatamente nos últimos amistosos de 2013.

Felipão já declarou mais de uma vez que pretende começar o ano que vem com o grupo da Copa praticamente definido. Antes da convocação final para o Mundial, o Brasil fará só mais um amistoso, em março, contra a África do Sul.

Publicidade