A previsão de contar com um carro competitivo neste fim de semana se confirmou e a dupla da Ferrari Felipe Massa e Fernando Alonso foi bem nos treinos que abriram o GP da Espanha, em Barcelona. "Tudo deu certo hoje [ontem], apesar da chuva que caiu pela manhã e acabou atrapalhando os testes que pretendíamos fazer logo no primeiro treino", avaliou o piloto brasileiro.
Massa foi o segundo mais rápido na sessão inicial, atrás apenas do companheiro de equipe Fernando Alonso. E, com tempo seco, foi o quinto mais rápido do dia. "Mesmo nos trechos mais longos, o carro pareceu competitivo e isso me deixa confiante. Espero que consigamos no caminho certo durante todo o fim de semana", projetou o ferrarista.
Já Alonso tinha bons motivos para exibir confiança. Foi o mais rápido no primeiro treino livre do dia e marcou o segundo tempo na sessão seguinte, superado por muito pouco pelo rival alemão Sebastian Vettel. Mesmo assim, o espanhol preferiu adotar a cautela antes do treino que definirá o grid de largada do GP da Espanha, neste sábado, às 9 horas (de Brasília).
"Os sinais são positivos, já que fomos rápidos tanto pela manhã [com tempo chuvoso] quanto à tarde. E o carro pareceu equilibrado com pouco e muito combustível. Mas é sempre prematuro fazer projeções às sextas-feiras. Já vimos que nossos rivais podem disparar no treino classificatório", comentou Alonso.
Alonso diz acreditar que haverá poucas mudanças nas primeiras posições no sábado e no domingo. Na sua avaliação, as equipes favoritas já estão "escolhidas". "Acho que o grupo da frente está bem definido, com Red Bull, Ferrari, Mercedes e Lotus com um pouco de vantagem sobre as outras equipes. Depois temos a Force India, que tem mostrado um bom ritmo não só na corrida e a maior incógnita é a McLaren, que só vamos saber ao certo quanto melhorou depois da classificação", disse o piloto da Ferrari. "Mas acho que não haverá uma mudança muito significativa do que vimos no Bahrein, há três semanas", emendou o espanhol.
Ao vivo
Treino para o GP da Espanha, às 9 horas, na RPC TV.
Recomeço
Um recomeço. É assim que Mark Webber encara o GP da Espanha, quinta etapa do Mundial de F1, amanhã, às 9 h (de Brasília). "E uma oportunidade sensacional para eu recomeçar meu campeonato porque entro agora numa sequência de corridas que já venci: aqui na Espanha, em Mônaco, em Silverstone, na Alemanha e na Hungria", disse o piloto da Red Bull.