Fernando Alonso ganhou nesta terça-feira o Prêmio Príncipe de Astúrias dos esportes em 2005. O piloto asturiano, atual líder do Mundial de Fórmula 1, venceu na votação a russa campeã mundial de saltos com vara, Yelena Isinbayeva.
Os outros finalistas eram o tenista americano André Agassi, o medalhista olímpico David Cal, o campeão de Roland Garros Rafael Nadal, o motociclista Ángel Nieto, o campeão olímpico dos 1.500 metros Fermín Cacho e o ex-campeão de Rali, Carlos Sainz.
Muito próximo de ser campeão do mundo de Fórmula 1, a candidatura de Fernando Alonso era apoiada por um grande número de cartas enviadas de todas as partes do mundo à sede da Fundação Príncipe de Astúrias, em Oviedo. O ganhador da edição de 2004 foi o marroquino Hicham El Guerrouj.
Alonso foi o ganhador por ser um "campeão singular" e porque já é um exemplo para a juventude mundial, como destacaram os jurados. O atual líder do mundial, nascido em Oviedo no dia 29 de julho de 1981, venceu Isinbayeva por 19 votos a 4 na última reunião dos jurados.
O diretor da Fundação Príncipe de Asturias, Graciano Garcia, comunicou a vitória ao piloto pelo telefone. Alonso se encontra em sua residência de Oxford (na Inglaterra), se preparando para o Grande Prêmio da Bélgica.
Deixe sua opinião