São Paulo (Folhapress) – Não demorou nada. Em seu primeiro dia como ferrarista, Felipe Massa, de 24 anos, sentiu já ontem o que é ser piloto de equipe grande na Fórmula 1. Confirmado oficialmente pelo time italiano para a próxima temporada, o piloto teve uma terça-feira alegre, de comemorações com a namorada e com família em São Paulo. Mas também começou a conviver com a pressão.

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Enquanto em Maranello a Ferrari anunciava que ele formará dupla com Michael Schumacher em 2006, bem ao lado, em Fiorano, Valentino Rossi testava o carro campeão do último Mundial. Observado por Luca di Montezemolo, presidente da escuderia.

O hexacampeão, que venceu oito das dez etapas da MotoGP nesta temporada, é o sonho de consumo do dirigente e de Bernie Ecclestone, homem forte da F-1. A idéia é efetivá-lo como piloto de testes da Ferrari em 2006 e colocá-lo para competir no ano seguinte.

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Também hoje a Yamaha oficializou a renovação do contrato de Rossi. Não por coincidência, apenas por mais uma temporada.

O outro piloto que está na mira da Ferrari para 2007 é Kimi Raikkonen. Como nos casos Massa-Ferrari e Rossi-Yamaha, o contrato entre o finlandês e a McLaren termina no final do ano que vem. Assim, o substituto de Rubens Barrichello terá um campeonato para mostrar serviço e provar aos dirigentes ferraristas que tem condições de continuar no time após a era Schumacher – o heptacampeão deve disputar, no próximo ano, o seu último Mundial.

"Vou me esforçar ao máximo para buscar resultados. Agora é que, realmente, o trabalho começa. Agora vou ter condições de ganhar corridas e de lutar pelo campeonato", afirmou Massa, ontem, no apartamento dos pais de sua namorada, Rafaela, em São Paulo.

"Pilotar para a Ferrari é o sonho de todo piloto. Estou muito orgulhoso e feliz e espero aprender bastante. Mas sei que vou ter que conseguir bons resultados."

Suas declarações encerraram uma série de negativas. Desde o GP da Hungria, no fim de semana, quando a saída de Barrichello tornou-se pública, a Ferrari e seu novo piloto vinham negando o acerto. Mais: no comunicado oficial, emitido no final da manhã de ontem, a escuderia enfim confirmou que tem contrato com Massa desde 2001, informação que as duas partes sempre desmentiram.

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"A Ferrari anuncia que está exercendo uma opção de renovação em um contrato que existe desde 2001 ligando o piloto Felipe Massa à escuderia. O acordo estabelece que Massa irá correr pelo time em 2006. Rubens Barrichello deixará a Ferrari ao fim deste ano após uma bem-sucedida colaboração que vem desde 2000 e que foi fundamental para a conquista de cinco Mundiais de Construtores", dizia a nota de Maranello. Em outro comunicado, Montezemolo elogiou seu novo piloto. "Apesar de ser novo, ele tem experiência na F-1 e era alguém que estávamos observando de perto desde 2001", afirmou o presidente, que chama Massa de "picolino", ou pequenino, em italiano. A Ferrari ainda não anunciou quando acontecerá o primeiro treino do seu novo piloto com um de seus carros. Isso vai depender de um acerto com a Sauber, com quem ele ainda tem contrato. Segundo o time, não há chances de Massa substituir Barrichello nas últimas etapas desta temporada.

Mugello e Fiorano, os dois circuitos ferraristas, porém, são velhos conhecidos do brasileiro: em 2003, após um fraco ano de estréia pela equipe suíça, ele passou toda a temporada atuando como piloto de testes da escuderia italiana.

Após uma maratona de oito GPs em 11 domingos, Massa passará os próximos dias descansando no Brasil e em Miami, nos EUA, e só deve reaparecer às vésperas do GP da Turquia, no dia 21, prova que estréia no calendário.