Sepang - A disputa pelo título de 2008 foi responsável pelo fraco desempenho da Ferrari até agora. A justificativa é do presidente da equipe, Luca di Montezemolo, que cobra julgamento sumário do caso dos difusores para não ver sua escuderia ficar ainda mais para trás em 2009.
"Não há dúvida de que estamos pagando o preço pelo campeonato do ano passado, que terminou na última curva da última volta do último GP", disse o ferrarista ao diário italiano La Gazzetta dello Sport.
"Tanto nós quanto a McLaren tivemos de desenvolver nossos carros até o fim, enquanto os demais já trabalhavam nos modelos novos."
A declaração é uma tentativa de explicar como a Ferrari não marcou pontos no GP da Austrália, abertura do Mundial de F-1, enquanto a Brawn GP, estreante, fez uma dobradinha.
Com mudança radical na aerodinâmica dos carros, a volta dos pneus slick (sem ranhuras) e o Kers, sistema que transforma a energia desperdiçada nas freadas em potência, as equipes tiveram de começar quase do zero os projetos para 2009.
E foi justamente aí que a Brawn levou vantagem. A equipe (ex-Honda) se concentrou no modelo para esta temporada e, pelo que mostrou até agora, está bem à frente de suas rivais.
Preocupada, a Ferrari enviou a Maranello as peças que causaram problemas nos carros de Felipe Massa e Kimi Raikkonen. Quer evitar que o fiasco se repita na Malásia, no domingo os treinos livres começam amanhã, às 23 horas (de Brasília).
No caso do brasileiro, o componente do sistema de direção passa por análise metalúrgica. A escuderia está surpresa com a quebra porque a peça é uma das poucas idênticas às de 2008. No carro de Raikkonen, a Ferrari procura a causa do problema no diferencial, responsável por transmitir a potência do motor às rodas e permitir que elas girem a velocidades diferentes.
Paralelamente, a Ferrari já trabalha em versão do polêmico difusor usado pela Brawn, peça que fica na parte de trás dos carros e melhora a pressão aerodinâmica e a estabilidade.
O presidente ferrarista, inclusive, pediu à FIA que esclareça logo o regulamento. No dia 14, será julgado recurso contra os difusores de Brawn, Williams e Toyota. "Espero que ocorra logo e sei que o pessoal da Ferrari estará trabalhando nisso já nos próximos dias."
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