Sepang - A disputa pelo título de 2008 foi responsável pelo fraco desempenho da Ferrari até agora. A justificativa é do presidente da equipe, Luca di Montezemolo, que cobra julgamento sumário do caso dos difusores para não ver sua escuderia ficar ainda mais para trás em 2009.

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"Não há dúvida de que estamos pagando o preço pelo campeonato do ano passado, que terminou na última curva da última volta do último GP", disse o ferrarista ao diário italiano La Gazzetta dello Sport.

"Tanto nós quanto a McLaren tivemos de desenvolver nossos carros até o fim, enquanto os demais já trabalhavam nos modelos novos."

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A declaração é uma tentativa de explicar como a Ferrari não marcou pontos no GP da Austrália, abertura do Mundial de F-1, enquanto a Brawn GP, estreante, fez uma dobradinha.

Com mudança radical na aerodinâmica dos carros, a volta dos pneus slick (sem ranhuras) e o Kers, sistema que transforma a energia desperdiçada nas freadas em potência, as equipes tiveram de começar quase do zero os projetos para 2009.

E foi justamente aí que a Brawn levou vantagem. A equipe (ex-Honda) se concentrou no modelo para esta temporada e, pelo que mostrou até agora, está bem à frente de suas rivais.

Preocupada, a Ferrari enviou a Maranello as peças que causaram problemas nos carros de Felipe Massa e Kimi Raikkonen. Quer evitar que o fiasco se repita na Malásia, no domingo – os treinos livres começam amanhã, às 23 horas (de Brasília).

No caso do brasileiro, o componente do sistema de direção passa por análise metalúrgica. A escuderia está surpresa com a quebra porque a peça é uma das poucas idênticas às de 2008. No carro de Raikkonen, a Ferrari procura a causa do problema no diferencial, responsável por transmitir a potência do motor às rodas e permitir que elas girem a velocidades diferentes.

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Paralelamente, a Ferrari já trabalha em versão do polêmico difusor usado pela Brawn, peça que fica na parte de trás dos carros e melhora a pressão aerodinâmica e a estabilidade.

O presidente ferrarista, inclusive, pediu à FIA que esclareça logo o regulamento. No dia 14, será julgado recurso contra os difusores de Brawn, Williams e Toyota. "Espero que ocorra logo e sei que o pessoal da Ferrari estará trabalhando nisso já nos próximos dias."