Confiança
Massa e Rubinho se destacam
Depois de fazer o terceiro melhor tempo ontem, Felipe Massa se disse preocupado com as condições do clima em Hockenheim. Ele estava feliz com a evolução da Ferrari, mas não se empolgou demais com o rendimento do carro.
"Foi um bom início, mas é muito cedo para dizer onde estamos em comparação aos adversários. O tempo instável será um fator essencial e precisamos estar bem preparados para enfrentar os cenários possíveis. Por exemplo: se o treino classificatório for no molhado e a corrida sem chuva", analisou.
Em oitavo, Rubens Barrichello disse estar confiante em conseguir um lugar entre os dez primeiros no grid. "O tempo instável acabou sendo bom porque pudemos testar tudo o que precisávamos com os pneus e ainda conseguimos completar os dois treinos no top 10", afirmou.
Segundo o piloto, o maior motivo de cautela é a pista. "Eles trocaram o asfalto em alguns trechos e esta parte nova acabou ficando muito escorregadia se comparada com a antiga", explicou. "Quando você cruza de uma para a outra a diferença de aderência é grande e acaba pegando todo mundo de surpresa."
No GP da Inglaterra, no último dia 11, em Silverstone, a Red Bull só não venceria a corrida se enfrentasse alguma dificuldade técnica, os pilotos errassem ou se envolvessem em um incidente. Mas na prova de Hockenheim, onde hoje será definido o grid do GP da Alemanha, a Ferrari deu mostras, ontem, de poder ficar na frente do alemão Sebastian Vettel e do australiano Mark Webber. "Vamos ter competição esse fim de semana", afirmou Webber, vencedor em Silverstone. O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, foi o mais veloz da sexta-feira, na segunda sessão livre, com pista úmida. De manhã, choveu.
A escuderia italiana fez o primeiro tempo, com Alonso, e o terceiro, com o brasileiro Felipe Massa. A Red Bull, o segundo, com Vettel, a 29 milésimos do espanhol, e o quarto, com Webber, a 147 milésimos de Massa. "Eles estão muito fortes aqui na Alemanha", comentou Vettel. Massa confirmou: "Desde a etapa de Valência demos um grande salto adiante e aqui também temos novidades no carro que o tornaram melhor em tudo". Alonso vai mais além: "Basta que nada de anormal aconteça para somarmos bons pontos. Com esse carro dá para pensar em subir no pódio com regularidade, que é o que precisamos para entrar na luta pelo título."
Apesar do 7.º e do 15.º tempo, com os ingleses Lewis Hamilton e Jenson Button, líder e vice-líder do Mundial, respectivamente, a McLaren costuma surpreender em condição de corrida. "Eles sempre dão um jeito de tirar do carro no domingo o que não se imaginava antes", disse Webber, não descartando Hamilton e Button da luta pelos primeiros lugares hoje.
E até a Mercedes, com importantes avanços no seu carro, na prova em casa, parece ter crescido bastante. O alemão Nico Rosberg obteve o quinto tempo e Michael Schumacher, o sexto. "Não é impossível pensar em pódio aqui em Hockenheim, o que seria maravilhoso", afirmou Schumacher.
O desafio de pilotos e equipes, no treino classificatório, é definir a estratégia para as 67 voltas da corrida, no circuito de 4.574 metros. Os dez primeiros no grid têm de largar com o mesmo jogo de pneus de sua melhor volta na classificação. "Para esta corrida temos os pneus supermacios e os mais duros possíveis. Entre eles há os macios e os médios, que seriam os melhores para esta pista, mas ficaram na fábrica", explicou Alonso. A fornecedora Bridgestone disponibilizou apenas os dois tipos extremos.
Ao vivo
Treino classificatório, às 9 h, na RPC TV.
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